A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Equipe de Intervenção do BRT Rio, lançou na manhã desta segunda-feira (25/10), na estação Cesarão III, o BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos para as mulheres. O projeto-piloto começa pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que circula na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

– A inauguração do BRT Rosa representa uma conquista, reconhecimento e conforto para as mulheres no transporte público municipal – afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Nesse domingo (24/10), a estação 31 de Outubro foi reaberta e a Cesarão III voltou a funcionar nesta segunda-feira. As duas estações foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região, somando 31  entregues à população durante a Intervenção. Outras 10 estações deverão ficar prontas ainda este mês e as cinco restantes, até novembro. No início da intervenção da Prefeitura no BRT, 46 estações estavam fechadas.

– Estamos lançando a semente do BRT Rosa, antiga demanda das mulheres da Zona Oeste. Contamos com a colaboração da população para respeitar o espaço exclusivo das mulheres e preservar as nossas estações – ressaltou a interventora do BRT Rio, Claudia Secin.

São 14 veículos com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 05h às 08h e das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva.

– Esta é uma conquista importante para garantir uma cidade segura às mulheres. O BRT Rosa é uma das ações para o enfrentamento ao assédio no transporte público e, além disso, faremos campanhas contínuas de sensibilização da sociedade e formação dos profissionais que trabalham nos transportes públicos – disse a secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste.

no projeto. As equipes serão mistas, formadas por guardas masculinos e femininos, que irão atuar no horário de exclusividade de espaço para as mulheres, saindo da estação Santa Cruz e do Terminal Campo Grande. O BRT Rio vai trabalhar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases. O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.

 

 

A Guarda Municipal vai disponibilizar um efetivo de 30 agentes para fiscalizar o cumprimento da medida – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

 

 

Os ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio