MetrôRio orienta que passageiros fiquem atentos às estações mais próximas de cada setor do Maracanã

 

 

Um esquema especial de funcionamento do metrô do Rio entra em funcionamento neste sábado (4) com o objetivo de atender os passageiros que se deslocam para assistir à final da Libertadores, no Maracanã, assim como ao show da banda Red Hot Chili Peppers, no Engenhão. A MetrôRio, concessionária responsável pelos trens subterrâneos cariocas, informa que haverá o aumento da quantidade de trens disponíveis e reforço na segurança das estações. 

Neste sábado, o sistema vai operar das 5h até a meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque no horário regular. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central e General Osório. 

 

Funcionamento para a final da Libertadores 

É recomendado que os torcedores com ingressos se programem e antecipem a chegada até o estádio. Também é válido checar a estação mais próxima de cada setor. 

Os torcedores do Fluminense com ingressos para acesso nos portões C e D (setores Sul e Leste) devem desembarcar na estação São Francisco Xavier, na Tijuca (Linha 1). Na volta do jogo, a concessionária orienta que os clientes deem preferência às estações São Francisco Xavier (Linha 1) e Maracanã (Linha 2). 

Aos torcedores do Boca Juniors que têm bilhetes para os portões E e F (setor Norte), a MetrôRio indica que o embarque e desembarque sejam feitos na estação de São Cristóvão (Linha 2). Para os que vão acessar o estádio pelos portões A e B (Oeste), a recomendação é o uso da estação Maracanã. 

Vale destacar que a estação Maracanã funcionará normalmente do início da operação, às 5h, até às 8h59. Entre 9h e 18h, o local ficará fechado para embarque e será utilizado somente para o desembarque de torcedores com ingresso para a partida, conforme definido no esquema de segurança e operacional dos órgãos públicos para o evento. Após as 18h, a estação volta a funcionar normalmente com embarques e desembarques. 

A estação da Cinelândia funcionará apenas para desembarque, a partir das 16h, para atender a torcida do Fluminense, que acompanha a transmissão do jogo na praça Marechal Floriano, em frente à Câmara Municipal. Os passageiros devem embarcar na estação Carioca, que funcionará normalmente. 

 

Funcionamento para o show de Red Hot Chili Peppers 

Para a ida e volta do show da banda de rock estadunidense, a partir das 20h30, no Engenhão, os passageiros devem se dirigir à estação Central do Brasil do MetrôRio, estação de integração com a Supervia. 

Para facilitar o retorno do público após o evento, a concessionária também estende o horário de embarque na estação Central do Brasil até 1h30. O embarque é feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionam normalmente, das 5h à meia-noite, mas após tal horário, elas ficam abertas para desembarque e dispersão do público. 

Ao retornar do evento, a partir da estação Central do Brasil, o público pode seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai ou Jardim Oceânico, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com os trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. No sábado, haverá integração apenas na estação Central do Brasil. 

 

SERVIÇO:

 

  • Metrô - Linhas 1, 2 e 4:

 

Sábado (4): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular

Domingo (5): das 7h às 23h

 

  • Transferência entre as linhas 1 e 2:

 

Sábado (4): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório

Domingo (5): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

 

  • Metrô na Superfície - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

 

Sábado (4): das 5h às 23h30

Domingo (5): 7h às 22h30