A princípio apenas a rota entre o Canal Marapendi e a estação do Jardim Oceânico devem estar funcionando
Como operador do novo sistema aquaviário do Rio de Janeiro, o consórcio Lagunar Marítimo acaba de entregar o projeto de detalhamento das obras para a Prefeitura do Rio. O documento inclui um cronograma oficial de execução de cada fase do processo, e destaca-se a data de previsão para inauguração da primeira linha: O trajeto que ligará o Canal de Marapendi com a estação de metrô do Jardim Ocêanico pretende começar a operar no final do ano de 2026. O restante das linhas serão inseridas gradativamente nas rotas até o fim de 2028.
A prioridade da rota entre o Canal Marapendi e o Jardim Oceanico vem de uma demanda da população e, também, pelo fato da Lagoa de Marapendi já estar desassoreada, o que facilita e acelera o processo de implementação. O próximo passo é que, caso as condições estejam dentro do previsto, a operação entre o trecho de Rio das Pedras e o BarraShopping também aconteça em um futuro próximo.
Dentro dos termos contratuais inseridos no projeto de consórcio está a implementação obrigatória de 8 linhas e a construção de 5 estações, entre elas: Jardim Oceânico, Parque Olímpico, Rio 2, Península e Recreio dos Bandeirantes.
Entre as linhas exigidas pela Prefeitura do Rio estão:
- Bosque de Marapendi - Jardim Oceânico
- Circular da lagoa de Jacarepaguá
- Gardênia Azul - Jardim Oceânico
- Muzema - Jardim Oceânico
- Rio das Pedras - BarraShopping
- Rio das Pedras - Jardim Oceânico
- Rio das Pedras - Linha Amarela
Além das linhas obrigatórias, outras rotas devem ser adicionadas no projeto do Complexo Lagunar. E, em janeiro, acontece a apresentação detalhada do projeto final com definições importantes como as embarcações, logísticas, frequência de translados e ordem da implementação. O objetivo final é que o novo meio de transporte do Rio de Janeiro tenha capacidade para transportar até 90 mil pessoas por dia, utilizando o sistema do Jaé e do Bilhete Único Carioca.