Com grande variedade gastronômica e muita música, locais são ótimos pontos de encontro

As praias continuam sendo grandes cartões postais da Cidade Maravilhosa. Impulsionados pela grande movimentação turística, os quiosques da Orla Rio investem cada vez mais em opções de entretenimento e na parte gastronômica. O resultado é a que muitos destes têm se tornado referência tanto para um dia de praia como para um pós-noitada.

Entre comidas e atrações

K08 Kite Surf - O local é uma mistura de quiosque e clube de kitesurf. Comandado pelo kitesurfista Francisco Ferreira, o Frajola, o K08 oferece aulas da modalidade, além de surfe e stand-up paddle. No cardápio, nada de frituras: tudo é feito na chapa, como o peixe com banana, receita do chef Claude Troisgros, frequentador do lugar. Outro item famoso no cardápio é o tradicional açaí com granola.

Endereço: Avenida do Pepê, QS 8A e 8B (em frente ao número 890) - Barra da Tijuca.
Horário: todos os dias, das 7h às 22h.

Gávea Beach Club & Fun - Este quiosque, localizado em São Conrado, tem um cardápio de sotaque italiano. O local já foi frequentado por personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a atriz Adriana Esteves. O ambiente tem banheiros e mesas de madeira e oferece um cardápio com boas opções, como o espaguete nerano, feito na manteiga, com abobrinha, manjericão e parmesão. Nas temporadas de verão, dependendo das condições climáticas, há show ao vivo. Sucessos da bossa nova, música brasileira e internacional são ouvidos com frequência.

Endereço: Avenida Prefeito Mendes de Morais, QS 4 (em frente ao Gávea Golf Club) - São Conrado.
Horário: terça à domingo, das 10h às 0h.

Maialina - Com direito a chef formada pela renomada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, o local é quase um bistrô à beira-mar. Comandando as panelas, Elisa Fragoso executa receitas de tempero mediterrâneo, tendo os frutos do mar como especialidade. Sem Mesmo sem cardápio fixo, alguns preparos são sempre requisitados pelos clientes, a exemplo da bruschetta de salmão gravlax curado na beterraba pela própria cozinheira e do ceviche de linguado. Para acompanhar, há rótulos de vinho branco, rosé e tinto, espumantes, cervejas e caipirinhas.

Endereço: Avenida do Pepê, s/nº (em frente ao Tropical Barra Hotel) - Barra da Tijuca.
Horário: sexta à domingo, das 12h às 20h.

Clássico Beach Club - Com a ideia de importar a atmosfera de badalação dos clubes de praia de Ibiza, na Espanha, o local conta com poltronas e bangalôs confortáveis, uma carta de bebidas composta de sangrias, vinhos, espumantes, champanhes e uma trilha sonora que vai do jazz à música eletrônica. Conhecido por ser um point de gente jovem e bonita. Ali também é possível fazer aulas de kitesurf e alugar a prancha de stand-up paddle. A estrutura comporta ainda parquinho com escorrega, balanço e casinha para as crianças.

Endereço: Avenida do Pepê, QS 9 (em frente ao número 1014) - Barra da Tijuca.
Horário: todos os dias, das 8h às 22h.

Pesqueiro Eco Gourmet - Durante o dia, o destaque é a comida, feita pelo chef Marcus Barreto. Ele prepara um ótimo mix de filé de peixe, lulas, polvo, camarões, mexilhões e lagostins servido com arroz de açafrão e molho de ervas. Com o cair da noite, o lugar ganha ares de pós-praia e clima de paquera. No verão, a programação é intensa, com música ao vivo de terça a domingo. Quem gosta de assistir às lutas do UFC ou partidas de futebol, o Pesqueiro oferece três TVs de 50 polegadas. Para a criançada, há um parquinho. Quem quer sair da areia e tirar o sal do corpo conta com chuveiro de água doce.

Endereço: Avenida Lucio Costa, ilha 25 - Praia da Reserva.
Horário: terça à domingo, das 8h às 4h.

Cavalo Marinho - O local é diferenciado tanto pela boa infraestrutura, que foge à regra de um quiosque convencional, quanto pela cozinha. Com foco em frutos do mar, o cardápio tem sugestões como o imperdível pastel de camarão, hit local, com venda média de 1 500 unidades por semana. Aos sábados e domingos, mais um atrativo: entre 14 e 18 horas tem show ao vivo. Enquanto os pais relaxam, os pequenos podem se distrair no parquinho, feito com madeira de demolição.

Endereço: Avenida Lucio Costa, ilha 1 (em frente ao número 14800) - Praia da Reserva.
Horário: todos os dias, das 7h30 às 22h30.

10 e Meio Beach Club - Outro ponto que se destaca pela estrutura: no lugar de mesas e cadeiras de plástico fornecidas por marcas de cerveja, o mobiliário de madeira dá mais conforto aos frequentadores, que devem apostar nos espetinhos. A especialidade local é servida em onze sabores, como o de cafta de carne, e pode vir acompanhada de bebidas variadas. Há desde chope, raridade nos quiosques, até champanhes nobres. No fim de tarde dos domingos, costumam acontecer shows ao vivo e são oferecidas atividades esportivas, como exercícios funcionais, futevôlei, SUP e beach tennis.

Endereço: Avenida Lucio Costa, s/nº (em frenteao número 17470) - Recreio.
Horário: 24 horas.

Quiosque do Joílton - No meio da orla da Barra, o lugar já virou point no pós-night do bairro. Sempre com som e levando atrações para animar, é difícil ver o Quiosque do Joílton vazio. Um dos destaques do cardápio é a anchova, que serve duas pessoas.

Endereço: Avenida Lucio Costa nº 3700, Riviera Country Club - Barra da Tijuca
Horário: 24h.

Pepê - Um dos mais tradicionais points da Barra, o Quiosque do Pepê fica no posto 2. Fundado para suprir a necessidade dos atletas de se alimentar de forma saudável e natural, o cardápio oferece opções tradicionais, que estão desde a abertura na década de 70, como o sanduíche de pasta de frango. Sucos naturais e açaí também enriquecem a variedade. No entorno do local tem redes de futevôlei e vôlei de praia, agitando a região.

Endereço: Avenida do Pepê, 11 - Barra da Tijuca.
Horário: todos os dias, das 08:30 às 22h.

Quiosque da Tia Augusta - O mais antigo da Barra, o quiosque criado há seis décadas pela Maria Augusta Ferreira é referência em todo o Rio. O que começou como venda de churrasquinhos para sustentar os dois filhos pequenos, hoje já tem um busto em homenagem e dá nome ao píer do quebra-mar. A receita é a mesma: molho de pimentões, tomates e cebolas, com maionese, queijo ralado e batata palha por cima. Aberto durante todos os dias do ano, o espaço oferece cinquenta tipos de sanduíche, a exemplo das versões x-calabresa, com duas linguiças e muçarela na chapa e x-bacon, com salsicha, queijo e bacon. O local é muito visitado para quem quer uma vista privilegiada do pôr-do-sol.

Endereço: Av. do Pepê, 01 - Barra da Tijuca
Horário: 24h.