Documento com 50 propostas para os candidatos à Prefeito omitiu o turismo

Documento com 50 propostas para os candidatos à Prefeito omitiu o turismo

Por Cláudio Magnavita *

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio do Rio acaba de sofrer um duro golpe. As duas mais representativas entidades da hotelaria, a Associação de Hotéis - ABIH-RJ e o Sindicato dos Hotéis assinaram carta conjunta dirigida a Antonio Florêncio Queiroz, presidente da Federação, comunicando os seus desligamentos da entidade.

O estopim da cisão foi a publicação patrocinada pela Fecomércio RJ, entidade filiada a CNC -Confederação Nacional do Comércio, de duas páginas em O GLOBO com 50 sugestões para os candidatos a prefeito e nenhuma delas específica sobre turismo.

Na carta os dirigentes afirmam:” No entanto, no que se refere à publicação acima citada, é muito surpreendente, na verdade nos deixa atônitos, o fato das 50 propostas selecionadas pelas organizações citadas acima e divididas em 9 (nove) itens relevantes, com o objetivo de pensar sobre o futuro do Rio, de forma incompreensível, esquecerem a maior e mais definitiva vocação dessa cidade, o TURISMO, tratado de maneira bem superficial em algumas propostas, e mais, nem se colocando no mesmo nível dos (nove) itens em destaque.

Fazemos coro à importância das políticas públicas. Mas como esquecer o TURISMO? O desenvolvimento do TURISMO nessa cidade depende diretamente da atuação do Estado, que tem todos os instrumentos para consolidar planos e programas direcionados por uma política pública que alavanque o setor.”

No final da correspondência, os presidentes Alfredo Lopes (SindHoteis) e Paulo Michel (ABIH-RJ) comunicam:

“Diante do papel de coadjuvante a que foi renegado o TURISMO nas 50 propostas elaboradas aos candidatos à Prefeitura do Rio, não vemos sentido em permanecer fazendo parte do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Estado do Rio de Janeiro - CETUR criado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro cujo papel é promover o debate entre as principais entidades que representam a cadeia produtiva do turismo fluminense, atuando como fórum de formulação, proposição e acompanhamento das estratégias de atuação no mercado, visando o desenvolvimento integrado de ações que fomentem o setor, sinaliza claramente que o TURISMO não foi pautado, ao contrário, esquecido mais uma vez, deixado em segundo plano, em discordância total com o setor hoteleiro que enfrenta desafios diários para elevar e colocar o TURISMO da cidade Maravilhosa no lugar de destaque no cenário nacional e mundial.

Desta forma, neste documento, formalizamos nosso desligamento da CETUR.”

Por ironia do destino, o documento patrocinado pela Fecomércio foi publicado exatamente no domingo, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Jornal da Barra