Um serviço de travessia de balsas na Barra, passa a trazer um novo sentido para estudantes de todas as idades. É que o Reserva Caiçara, espaço de atividades de saúde e bem estar, que sedia a Barrabalsas, empresa com larga experiência em navegação, com travessia de balsas aos condomínios da região, traz para o público uma novidade: os passeios educacionais para escolas. Instalado entre a praia da Reserva e a Lagoa de Marapendi, no Rio de Janeiro, a proposta pretende apresentar aos alunos a fauna e flora local, despertando a consciência ambiental dos participantes, com aulas educativas, de experiência imersiva, em uma área de preservação ambiental. Informações pelo telefone: 21 98239- 2309.

A iniciativa partiu do gestor do espaço, Alexandre Carneiro, que vislumbrou a oportunidade de as balsas e o local onde estão instaladas, serem ainda mais aproveitadas, se oferecessem não só o serviço de travessia, mas, pudessem ser cenário para aulas de diversas áreas, como: Biologia, Geografia, Engenharia Ambiental, Hidrologia, História e Cultura, entre outras vivências.

Para tirar a ideia do papel, bateu de porta em porta, convidando moradores do entorno para fazer passeios gratuitos. Ele mesmo começou a divulgar a iniciativa, que aos poucos começou a tomar forma. Iniciou parceria com agências de turismo pedagógico, e antes mesmo da pandemia, o espaço já recebia escolas interessadas em ministrar aulas no local. Mas, no período pandêmico, o projeto foi postergado, e Alexandre aproveitou este tempo para estruturá-lo.

 Com muito estudo e pesquisas, a empresa que já possui sólida experiência no segmento de navegação, sempre preocupada com a segurança de todos, sejam adultos ou crianças, criou uma metodologia diferenciada, que funciona como um laboratório multidisciplinar de ensino, oferecendo uma sala de aula viva, com atividades personalizadas, de acordo com as diretrizes pedagógicas dos clientes.

 Junto a uma bióloga e um caiçara local, fazem com que o ensino seja prazeroso para que os alunos vivenciem um aprendizado imersivo, ao ar livre, onde podem assimilar ainda mais todas as atividades experimentadas.  

A ideia deu tão certo, que o empresário, sempre envolvido a causas socioambientais, resolveu fazer desta atividade comercial, um negócio com propósitos, desenvolvendo também uma ação de responsabilidade socioambiental e em parceria com a Subprefeitura da Barra, o projeto Plantando o Futuro, passou também a receber no local escolas públicas da região, para aulas variadas, incluindo ações de plantio, entre outros temas.

Atualmente, o espaço tem sido procurado não só por agências de turismo pedagógico, como por escolas particulares, o que o inspirou a oferecer o serviço de turismo pedagógico, não só aos estudantes cariocas, como para escolas de todo Brasil, que tenham interesse em vivenciar uma atividade diferente, em um paraíso exótico, pouco conhecido pelos cariocas, no Rio de Janeiro, com rica biodiversidade.

De acordo com Alexandre Carneiro, a metodologia das atividades oferece uma experiência lúdica que busca estimular o lado sensorial do aluno. Os interessados podem conhecer o local, previamente, e juntos desenharem um roteiro educativo, que pode conter atividades de meio ambiente, esportes, entre outras.

 “O período da pandemia foi difícil para todos, inclusive para as crianças. Desejamos nos aproximar de parceiros estratégicos, sejam eles escolas ou agências de turismo pedagógico, para fomentar a economia e o segmento educacional, pois acreditamos que este ano será um ano de retomada das escolas, alunos e suas famílias e nós do Reserva Caiçara e Barrabalsas estamos de mãos dadas com as instituições de ensino para esta retomada.  Queremos ajudar as escolas a envolver seus alunos no processo de aprendizagem, além de contribuir para a formação de cidadãos antenados nas questões ambientais”, comenta o empresário.

Acompanhe as novidades nos perfis de Instagram @reservacaicaraoficial e @barrabalsas

O espaço Reserva Caiçara fica na Av. Lúcio Costa 13.500, Praia da Reserva.