Duas famílias que moram na Cidade de Deus, revelam que tiveram suas casas invadidas na tarde desta segunda-feira (27), e em uma delas até um vidro de perfume roubado por dois policiais militares. A denúncia dessa invasão foi feita por um advogado que atua na comunidade da Zona Oeste. De acordo com ele, uma das casas era de um casal que veio para o Rio depois de deixarem o Nordeste. O morador teria sido agredido enquanto tinha um saco na sua cabeça colocado pelos policiais.

“Fui avisado do ocorrido e fui até o local. Por serem pessoas humildes vindo da Bahia, recentemente, um pedreiro e uma senhora empregada doméstica ficaram com medo de ir à delegacia e dos policiais voltarem na próxima incursão. Dois policiais entraram nas casas e outros dois ficaram do lado de fora, os que invadiram as residências estavam sem nome nas fardas de capuz”, relatou o advogado.

As residências situadas na localidade Karatê, teriam sido invadidas pelos dois PMs entre 13h e 14h desta segunda-feira, sem qualquer tipo de identificação ou mandato. As duas quitinetes ficam no mesmo corredor. Na primeira, a moradora do local, uma mulher solteira, não estava em casa. Avisada por vizinhos, ela saiu do trabalho as pressas e foi para casa. Entretanto, ela teria sido impedida de entrar enquanto a dupla de PMs estava com o casal na quitinete vizinha.

“Eles perguntavam pelo casal onde estava o dinheiro. Para pressionar o homem a falar colocaram um saco na cabeça dele e o agrediram. Os policiais pegaram as chaves do carro do morador, documentos, pouca quantia em dinheiro e um perfume. Os PMs ainda chegaram a levar um notebook e dois celulares, mas, quando abriram a porta da geladeira e viram insulina do morador, devolveram esses objetos”, contou em detalhes o advogado.

Já na casa da mulher solteira, os PMs teriam arrancado a luminária do teto e rasgado o seu sofá, mas nada foi levado. A residência do casal foi toda revirada e roupas foram jogadas ao chão. Os PMs saíram somente quando um caveirão, carro blindado da PM, passou e os chamaram. Todos foram juntos no mesmo veículo.

Nesta segunda-feira, foi realizada uma operação na Cidade de Deus, que contou com agentes do 18º Batalhão (Jacarepaguá), em conjunto com unidades do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Ação com Cães (BAC).

A Polícia Militar informou por meio de nota, que não houve queixa ou comunicação formalizada ao comando das unidades envolvidas na operação realizada na Cidade de Deus, nesta segunda-feira, que se relacionem com o episódio relatado.

“No entanto, o comando do 18º BPM (Jacarepaguá) determinou que seja instaurado um procedimento apuratório para verificar a situação relatada e está à disposição da população para receber queixas e reclamações dos moradores com relação a eventuais desvios de conduta, as quais serão devidamente apuradas com rigor”.

Ainda segundo a PM, as ações da corporação são executadas com base em protocolos técnicos com foco central na preservação de vidas, tantos dos policiais militares envolvidos nas ações, como também da população local.

"Antes do início da operação desta segunda-feira, as equipes envolvidas receberam orientações gerais do comando do 18ºBPM, entre as quais se destaca a necessidade de observância irrestrita na legalidade nas ações policiais, incluindo o cumprimento da Lei 13869/19 (Abuso de Autoridades) e decisões judiciais norteadoras do ingresso em domicílio alheio", esclareceu o órgão.

A Polícia Militar aproveitou para informar que disponibiliza canais para o recebimento de denúncias dos cidadãos à Ouvidoria e a Corregedoria Geral. O anonimato é garantido. A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Polícia Militar está à disposição através do telefone (21) 2334-6045 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Corregedoria Geral da Polícia Militar pode ser contatada para denúncias através do telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo site https://www.cintpm.rj.gov.br/.