Ação conjunta de secretarias promove encaminhamento para retirada de documentos e inserção no cadastro único de acesso a benefícios socio-assistenciais

A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias Especial de Turismo e Legado Olímpico (Seturleo) e Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), informa que o projeto Abordagem Dedicada passou a ser oferecido pelas duas pastas. Nessa ação, originalmente desenvolvida pela Assistência Social, crianças e jovens em situação de rua ou trabalho infantil e de abrigos serão levadas para momentos de lazer na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, administrado pela Seturleo. O primeiro evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19/10, e, na ocasião, os participantes foram encaminhados para a retirada de documentos e inserção no cadastro único para acesso a benefícios socioassistenciais. Todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram tomadas, e foram entregues máscaras de proteção individual.

Na ação desta segunda-feira, foram levadas 50 crianças à Arena Carioca 3, para atividades como oficinas de artes, contação de histórias, futsal, capoeira, judô, tênis de mesa, badminton e uma oficina de ginástica especial sob observação da multicampeã da ginástica brasileira, Daniele Hypólito. Os participantes receberam orientação para se inscreverem nos cursos oferecidos diariamente na Arena.

- A Arena Carioca 3 está aberta para o público em geral. O esporte é uma das maiores ferramentas para a mudança de vida e a ascensão social. Então, quem sabe um futuro campeão olímpico não surge nesse projeto? - diz secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa.

O Abordagem Dedicada tem como objetivos mapear o perfil da população em situação de rua, facilitar o acesso a seus direitos e auxiliar quem busca oportunidades.

- A gente quer é que essas crianças e adolescentes possam não só conhecer o espaço, mas também frequentar o local com suas famílias e, dessa forma, evitar que nesse período de aulas suspensas, fiquem pelas ruas - disse a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju.

Coordenadora técnica do projeto, Angélica Souza diz que o projeto não é só uma tarde de lazer:

- A intenção é inserir essas crianças nos serviços da Secretaria de Assistência Social por meio de nossos centros (CRAS, CREAS), abrigos, unidades de saúde e Conselho Tutelar.