Medida é para evitar aglomerações e festas clandestinas

A prefeitura do Rio de Janeiro segue monitorando locais na cidade para evitar eventos clandestinos e desfazer aglomerações. O ponto facultativo foi suspenso ontem (15) e também amanhã (17), Quarta-Feira de Cinzas. O feriado foi mantido apenas hoje (16) tanto no estado quanto no município.

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura, de sexta-feira (12), início das ações para combater aglomerações no período do carnaval, suspenso em todo o estado, até segunda-feira (15), foram realizadas 62 inspeções sanitárias, com 47 autos de infração e 24 interdições, além de 12 apreensões, sendo dez de equipamentos de som e duas de bebidas. Foram fiscalizados mais de 100 ambulantes, com 18 multados e 657 itens apreendidos.

Ontem, as equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Instituto de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, dispersaram centenas de pessoas que se reuniam na areia da Praia de Ipanema; fiscalizaram quiosques e ambulantes na orla, e ocuparam a área da Pedra do Sal, para prevenir aglomerações. Foram ainda fiscalizados eventos agendados pela internet para acontecer nas zonas oeste e norte da cidade.

A Guarda Municipal do Rio registrou 2.893 ações de fiscalização, auxílios e ocorrências entre a sexta-feira (12) e a tarde de segunda-feira (15). Os agentes também registraram 211 ocorrências relacionadas à fiscalização sanitária com 71 notificações aplicadas, além de realizarem 34 ações audiovisuais de conscientização com mensagens sonoras sobre a covid-19 em diversos pontos do Rio.

As equipes fazem o monitoramento preventivo de diversos estabelecimentos, ruas, praças e espaços públicos para coibir a realização de blocos e eventos, que estão proibidos como medida sanitária para evitar a disseminação da covid-19.

A Guarda Marítima Municipal, somente ontem, impediu a saída de mais 20 embarcações de médio e grande porte, que realizariam passeios com festas no mar saindo da Marina da Glória. Desde sábado (13), 63 barcos foram fiscalizados e tiveram eventos cancelados.

No dia 11, a prefeitura anunciou o esquema de fiscalização durante o período em que seria realizado o carnaval na cidade. O esquema especial de fiscalização começou na sexta-feira e vai até as 6h do dia 22. Entre as ações estão bloqueios em pontos estratégicos de acesso à cidade, ações destacadas da Guarda Municipal para impedir blocos, e comboios integrados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa) e o apoio da Polícia Militar, entre outros órgãos.