Com pouco mais de dois anos, negócio se expandiu para todo o país e triplicou de tamanho nos últimos meses

Em um ano difícil, por conta das perdas econômicas e sociais provocadas pela pandemia do coronavírus, é difícil pensar em um cenário positivo para 2020. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só na primeira quinzena de junho, pelo menos 1,3 milhão de empresas brasileiras estavam com as atividades suspensas ou encerradas, mais de 500 mil atribuíram à pandemia essa decisão.

Mas, contrariando todas as expectativas e com muita determinação, houve quem enxergasse oportunidade na crise. “Em plena pandemia, nós crescemos três vezes de tamanho, no segundo semestre tivemos uma média bem acima do mercado em geral”, conta Rafael Sorrilha, de 28 anos.

Filho de uma enfermeira e um garçom, ele é hoje Presidente de uma das maiores redes de Proteção Veicular do país, presente em oito estados e com mais de 1500 colaboradores. Rafael é ainda gestor de outras cinco empresas no ramo automotivo. “Não nasci em berço de ouro, vim de uma família pobre. Comecei a empreender muito novo e mesmo com todas as dificuldades, sempre busquei desafios”, revela.

O jovem empresário de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, percorria mais de 60 km diariamente para trabalhar no bairro de Campo Grande. “No início foi muito complicado, mas nunca pensei em desistir. Minha primeira loja era bem pequena, passava o fim de semana com meu pai fazendo obras, pois não tinha muitos recursos”, explica o rapaz, que hoje cuida de toda a parte comercial do negócio.

Criada em fevereiro de 2019, a empresa não foi o primeiro negócio de Rafael, que se aventurou em diversas áreas. “Já fui motorista de aplicativo a vendedor de cosméticos, a área de vendas sempre correu em minhas veias, sou apaixonado por isso”, diz o jovem, que é formado em Marketing e Gestão de Segurança Pública.

Para ele, o segredo do sucesso foi uma liderança compartilhada com seus colaboradores e empatia com quem trabalha junto nesse momento tão difícil.

O empresário ainda garante que além da persistência, o sucesso vem de um constante aprendizado. “Ninguém nasce pronto, o resultado do sucesso vem com muito estudo e treinamento. Eu não paro nunca de buscar conhecimento e tentar melhorar sempre”, confessa.