No encontro virtual, o Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, afirmou que o Rio reconhece seu papel e responsabilidade nas questões de clima e desenvolvimento

 

(Assessoria de Imprensa)

O Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, representou a Prefeitura do Rio na reunião de Prefeitos do C40 com o Secretário-Geral da ONU para o avanço da retomada sem carbono e de resiliência. No encontro virtual, em que o chefe das Nações Unidas, António Guterres, destacou o papel das cidades no combate à mudança climática e recuperação da pandemia de Covid-19, Calero afirmou que o Rio reconhece seu papel e responsabilidade nas questões de clima e desenvolvimento, uma vez que foi anfitrião das duas grandes conferências da ONU, a Eco-92 e a Rio+20 em 2002.

Na reunião, Calero destacou a eleição do secretário de Meio Ambiente da Cidade, Eduardo Cavaliere, como coordenador nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. O secretário Cavaliere afirma que a Prefeitura irá acelerar a implementação de planos que visam a tornar a cidade mais adaptada às mudanças climáticas

– A agenda do combate às emergências climáticas será prioridade da nossa gestão. A retomada do Rio como ator importante global nessa pauta já está em curso. Para 2022, faremos um grande encontro global para lembrar os 30 anos da Rio-92. Uma cidade resiliente é uma cidade mais próxima da justiça socioambiental que queremos – afirma Cavaliere.

Em seu discurso ao Grupo de Grandes Cidades para a Liderança Climática, Calero falou, ainda, sobre a importância da criação de empregos verdes e do compromisso da Cidade de incluir as comunidades nos objetivos de desenvolvimento sustentável, além de reforçar os objetivos do Rio de alcançar as emissões zero até 2030 em uma área da cidade e de incentivar a mobilidade ativa.

– Os principais desafios para o Rio quanto à sustentabilidade, baixo-carbono e inclusive recuperação da Covid-19 estão relacionados às desigualdades que a cidade enfrenta. A formalização dos setores econômicos e a criação de empregos verdes são fundamentais para que o governo municipal apoie diretamente os setores mais afetados – afirmou o secretário municipal de Governo e Integridade Pública.

SOBRE O C40

O C40 é uma rede de megacidades mundiais comprometidas com a mudança climática. Em todo o mundo, o grupo conecta 97 das maiores cidades para realizar ações climáticas ousadas, liderando o caminho para um futuro mais saudável e sustentável. O prefeito Eduardo Paes, que não pôde comparecer à reunião por ter testado positivo para a Covid-19, foi o segundo presidente do C40, que, além do Rio de Janeiro, inclui entre os membros Paris, Nova York, Toronto, Tóquio, Copenhague, Barcelona, Londres, Lisboa e Pequim.

 

Veja abaixo as versões em português e inglês do discurso do Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública do Rio, Marcelo Calero, na reunião de Prefeitos do C40 com o Secretário-Geral da ONU

⮚ É uma honra representar o prefeito Eduardo Paes, que me pediu para enviar suas desculpas por não poder comparecer ao encontro de hoje. Infelizmente, ele testou positivo para a Covid-19, mas está bem. Eu agradeço ao C40 e ao Secretário Geral António Guterres por esta oportunidade.

⮚ O Rio reconhece seu papel e responsabilidade nas questões de clima e desenvolvimento, uma vez que foi anfitrião das duas grandes conferências da ONU, a Eco-92 e a Rio+20 em 2002. Além disso, o prefeito Eduardo Paes foi o segundo presidente do C40.

⮚ Os principais desafios para o Rio quanto à sustentabilidade, baixo-carbono e inclusive recuperação da Covid-19 estão relacionados às desigualdades que a cidade enfrenta.

A formalização dos setores econômicos e a criação de empregos verdes são fundamentais para que o governo municipal apoie diretamente os setores mais afetados.

⮚ O Rio está totalmente comprometido com o Deadline 2020 e com a campanha Race to Zero, desenvolvimento de ações locais para cumprir o Acordo de Paris, incluindo programas que visam envolver as comunidades nesses alvos.

⮚ No escopo do Green and Healthy Streets, nosso objetivo é alcançar as emissões zero até 2030 em uma área da cidade e incentivar a mobilidade ativa.

⮚ O City for Climate Program monitora as emissões de GEE e propõe, planeja e integra políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, mitigação e adaptação de baixo carbono.

⮚ Eleito coordenador nacional do Fórum de Secretário de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, o Rio assume a liderança nacional para fortalecimento e ação coordenada, troca de experiências e avanço nas agendas climáticas com visão de futuro.

⮚ No caminho para a COP26, é importante considerar que os governos locais exigem compromisso nacional e apoio internacional para reduzir as desigualdades. Poderíamos contar com o Sistema das Nações Unidas para lidar com os fatores socioeconômicos da vulnerabilidade, permitindo que as cidades enfrentem os desafios climáticos e garantam a prosperidade compartilhada.

⮚ Muito obrigado.

 

Talking points 

⮚ It is an honor to represent Mayor Eduardo Paes who asked me to send his apologies for not being able to make it for today`s meeting. He unfortunately tested positive for Covid-19, but he’s fine. I am grateful to C40 and Secretary General António Guterres for this timely opportunity.

⮚ Rio acknowledges its role and responsibility in the issues of climate and development as it was host of two major UN conferences, the Eco-92 and the Rio+20 in 2002. In addition, Mayor Eduardo Paes was the second president of C40.

⮚ The main challenges for Rio in shaping a sustainable, low-carbon and inclusive recovery from Covid-19 are related to the inequalities the city faces.

⮚ The formalization of economic sectors and the creation of green jobs are paramount to allow the municipal government to directly support the most affected sectors.

⮚ Rio is fully committed to Deadline 2020 and the Race to Zero campaign, developing local actions to meet the Paris objectives, including programs which aim to engage communities on those targets.

⮚ In the scope of the Green and Healthy Streets pledge, we aim at reaching zero emissions by 2030 in an area of the city and encouraging active mobility.

⮚ The “City for Climate Program” monitors GHG emissions and proposes, plans and integrates public policies towards low-carbon development, mitigation, and adaptation.

⮚ Elected as national coordinator of the Forum of Environmental Secretaries of the Brazilian State Capitals – CB27 –, Rio takes on a national leadership for the strengthening and coordinated action, exchange of experiences and advancement in forward-thinking climate agendas.

⮚ In the road to COP26, it is important to consider that local governments require national commitment and international support to reduce inequalities. We could count on the UN System to address the socio-economic drivers of vulnerability, enabling cities to tackle the climate challenges and secure shared prosperity.

⮚ Thank you very much.