Redação

Vitória para os trabalhadores de supermercados e hortifrutis. O Sindicato dos Comerciários do Rio conseguiu aprovação de aumento salarial de 7,60% para profissionais da categoria. O reajuste será aplicado em duas vezes: 3,80% de maio a julho, mais 3,80% a partir de agosto. Outros benefícios também estão garantidos.

A partir de setembro, as empresas terão que fazer a troca do vale compras pelo pagamento em dinheiro na conta do trabalhador. Aquelas que optarem por manter o pagamento do lanche de feriado em forma de ticket alimentação/refeição, deverá pagar o valor mínimo estabelecido acrescido de 50%.

- Foi uma negociação difícil com os patrões oferecendo, inicialmente, menos da metade da inflação, o que foi imediatamente recusado pelo Sindicato. Mas conseguimos avanços na proposta até chegarmos a este índice aprovado em assembleia, com a reposição total da inflação para estes comerciários. Também avanços em outros pontos, como o pagamento do ticket em dinheiro. Batalhamos muito, pois sabemos o quanto estes trabalhadores merecem ser valorizados - comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do RJ.

Outra importante conquista da negociação foi a manutenção integral dos salários das trabalhadoras grávidas que tiverem o contrato suspenso por conta das medidas provisórias do Governo Federal. 

Caso isso aconteça, a empresa fará o complemento salarial até o equivalente a 100% do valor líquido e mensal por ela recebido. Além disso, será acrescido 8% a título de FGTS, levando em consideração a diferença a ser complementada ao valor pago pelo Governo Federal.

Em se tratando de trabalhadora comissionista puro ou misto - que recebem seus salários de forma variável, isto é, o pagamento é executado conforme a comissão estipulada pelo empregador e acordado por ambos - o valor líquido e regular obedecerá a média salarial dos últimos 12 meses.