Redação

A pequena Nina Gomes, de apenas quatro anos, é a mais nova Agente Verde da Comlurb. O anúncio foi feito no Dia Mundial dos Oceanos, na terça-feira (08/06). O selo é concedido pela companhia de limpeza a pessoas que são multiplicadoras de informações ambientais e incentivadoras de boas práticas no descarte correto do lixo.

Nina já participou de duas ações ambientais da Comlurb: um mutirão de limpeza na Praia de São Conrado e outra de conscientização pelo fim do descarte de plástico no oceano na Mureta da Urca, em janeiro. Ela se junta ao ator Mateus Solano e ao cantor Jorge Vercilo, outros dois Agentes Verdes da Comlurb.

Filha do ambientalista Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano, Nina começou a mergulhar com um ano e sete meses. Aos três anos, ganhou o prêmio Tatuí de Ouro do Instituto Ecológico Aqualung, um reconhecimento como a criança mais jovem a fazer limpeza de praia em Copacabana.

– É um grande orgulho que a Nina tenha sido escolhida pela Comlurb, que é uma referência em gestão de resíduos urbanos no mundo inteiro. Temos uma admiração muito grande pelo trabalho que os garis têm feito na pandemia. É um prazer poder contribuir com essa imagem da Nina, tão pequenininha e já preocupada com a limpeza do oceano – comenta o pai.

O ambientalista espera que o exemplo da filha de quatro anos sirva para que as pessoas vejam o meio ambiente com mais carinho.

– A gente vê muito jovem e adulto que não fazem nada pelo meio ambiente. A ciência já sabe tudo o que temos que fazer para transformar a nossa relação com a natureza e nada acontece. Mas quando se toca o coração das pessoas, a gente fica mais esperançoso para que mudem. E se as pessoas mudarem o mundo muda também. Esse mundo mais sustentável que queremos ver no futuro é uma responsabilidade nossa. Precisamos ter uma relação diferente de consumo, de cuidado com os nossos resíduos.

Em fevereiro de 2020, Nina foi convidada pela OceanPact para ser embaixadora da marca e tocar o sino da abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores. A instituição oferece serviços para estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável dos recursos marinhos.