Redação

Com o objetivo de prevenir acidentes e preservar a saúde dos garis, a Comlurb está promovendo uma campanha de conscientização da população, por meio da imprensa e de suas redes sociais (@comlurbcomunica), sobre as formas adequadas de acondicionar e dispor os resíduos perfurocortantes. A Companhia registrou em um período de um ano, de junho de 2020 a junho de 2021, 17 casos de acidentes com perfurocortantes em todas as áreas da cidade, entre garis de coleta. O mal acondicionamento desses materiais pela população resultou em corte e perfurações das mãos, dedos ou punhos dos profissionais.

Os perfurocortantes devem ser colocados enrolados em diversas folhas de jornais, em caixas de material rígido, recipientes resistentes ou dentro de garrafas PETs, devidamente sinalizados com o aviso do que se trata, e somente dispostos no dia da coleta.

Internamente, a Companhia também está promovendo reuniões com os trabalhadores para treinamentos e conscientização sobre o assunto. O despejo do lixo fora das caixas e contêineres ou em equipamentos inadequados também pode impactar diretamente em risco ergonômico que resultam em distensões, torções e contusões de membros e outras lesões nos garis de coleta.

Por isso, a campanha também vai abranger a fiscalização de condomínios para que disponibilizem os resíduos em equipamentos adequados, e em pontos de coleta em relação à disposição do lixo. Os contêineres em condomínios e prédios devem ser adequados e em boas condições. Lembrando que a compra e manutenção desses equipamentos são de responsabilidade da administração dos próprios locais. Já o lixo em pontos de coleta, deve ser colocado dentro das caixas metálicas de 1.200 l disponibilizadas pela Comlurb nessas áreas.