Redação

Fiscais do Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, realizaram a Operação Dia dos Pais nesta quinta-feira (05/08), em churrascarias da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Dos seis estabelecimentos visitados, quatro foram notificados por irregularidades. As equipes encontraram alimentos impróprios para o consumo, com validade vencida, além de problemas de higiene.

Na Barra da Tijuca, o Mocellin Steak, na Avenida Armando Lombardi, foi notificado pela falta de telas de proteção nos ralos da cozinha e da área de armazenamento.

No mesmo bairro, para a Tourão Churrascaria, na Praça São Perpétuo, a notificação foi em razão da ausência de telas de proteção nos ralos, lixeiras sem pedal e produtos fora da validade: 5kg de alimentos no total – pimenta calabresa, pimenta do reino, torradas e carne moída.

No Rio Brasa Churrascaria, que fica na Avenida Ayrton Senna, os fiscais encontraram as mesmas irregularidades, o que levou ao descarte de 30kg de alimentos, como molho de tomate, manteiga, nhoque, carpaccio, peito de frango, galeto, molho à campanha, vinagre, azeite, pimenta, shoyu, óleo de gergelim, batata chips, leite condensado, páprica, ameixa, farofa, bacon e cobertura de sorvete.

Em Botafogo, a Churrascaria Cruzeiro do Sul, também, foi notificada pela ausência de telas de proteção nos ralos e portas, lixeiras sem pedal, alimentos com acondicionamento inadequado ou fora da validade, totalizando descarte de 68,6kg, entre carne bovina, farofa e molhos.

Além disso, a equipe identificou ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros, do Certificado de Potabilidade da Água e do Certificado de Dedetização.

Nas churrascarias Fogo de Chão, em Botafogo, e Assador, no Aterro, não foram encontradas irregularidades.

– As equipes do PROCON Carioca atuam sempre para levar ao consumidor a melhor qualidade – afirma o secretário Renato Moura.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O Procon Carioca disponibiliza canais de atendimento online para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores pelo site ou pelas redes sociais do órgão.

Site: https://www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca
Facebook: www.facebook.com/proconcarioca
Instagram: instagram.com/proconcariocaoficial