Redação

A parceria entre a Prefeitura e a ONG Core completa três meses de atividades com balanço positivo no apoio à vacinação contra a Covid-19 e em outras frentes. Neste período, a Core participou da aplicação de mais de 115 mil doses de imunizantes na campanha comandada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A atuação diária da ONG se deu nos postos do Parque Olímpico da Barra (drive-thru), quadras da Portela (Oswaldo Cruz) e Mocidade (Padre Miguel), no Ginásio Miécimo da Silva (campo Grande), no Centro Municipal de Saúde Nascimento Gurgel (Pavuna), no Teatro Carlos Gomes (Centro) e no já desativado ponto do Espaço Hall (Barra).

A ONG prestou apoio à Prefeitura, ainda, nos projetos “PaqueTá Vacinada”, estudo pioneiro de vacinação e acompanhamento da população da ilha de Paquetá, e “Vacina Maré”, que levou os imunizantes a todos os adultos do maior complexo de favelas da cidade do Rio.

O pontapé inicial da parceria foi no início de maio, quando a Core passou a atuar na imunização no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Essa foi a primeira iniciativa da ONG no combate à Covid-19 fora dos EUA, onde a organização, fundada pelo ator Sean Penn, tem ajudado na vacinação em massa. Até novembro de 2021, a Core terá investido R$ 10 milhões no combate ao coronavírus no Rio, em apoio à Secretaria Municipal de Saúde. Todos os equipamentos adquiridos por meio da iniciativa serão doados para a rede SUS no Rio de Janeiro após o término da parceria.

Outra frente de atuação da Core com o município, iniciada em julho, é no programa “Rio Contra a Fome”, da Secretaria Especial da Juventude (JUV-Rio). A ONG tem prestado apoio logístico nos pontos de recolhimento de alimentos e no transporte desses até os polos de triagem e distribuição. Em menos de um mês, a força-tarefa arrecadou 2,5 toneladas de alimentos e distribuiu 192 kits para quem precisa.

A parceira entre a Prefeitura e a Core foi firmada pela Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais e Cooperação.

– Ter um parceiro como a Core no apoio à Prefeitura do Rio se mostrou essencial, pois à medida que a vacinação avançou, mais postos foram necessários para chegar até todos os cariocas. E foi uma parceria para todas as horas, como vimos em momentos-chave, seja em Paquetá, na Maré ou no apoio ao Rio Contra a Fome – comentou o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

Nesse mês de agosto, a Core passou a atuar também no posto de vacinação do Museu da República, no Catete, ampliando a parceria com a SMS.

 

Sobre a Core

A Core é uma organização sem fins lucrativos, fundada pelo ator Sean Penn em resposta ao terremoto de 12 de janeiro de 2010, no Haiti. As iniciativas da organização têm como objetivo a construção de comunidades mais saudáveis, resilientes e seguras para mitigar o impacto causado por desastres. A organização atua principalmente em comunidades em situação de vulnerabilidade, tendo em vista que essas são mais propensas a sofrer os impactos de desastres naturais.

No contexto da pandemia da Covid-19, a organização iniciou sua atuação apoiando a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, na realização de testes para detectar a doença. Hoje a organização detém uma rede robusta de programas adaptados aos contextos locais como resposta à Covid-19 nos EUA.