A Prefeitura, por meio da presidente da Riotur, Daniela Maia, deu as boas-vindas, nesta quinta-feira (07/10), à Família Schurmann, que está de passagem pelo Rio. Vilfredo, Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm vão percorrer 60 destinos em dois anos na expedição Voz dos Oceanos.

– É com muita alegria que a cidade do Rio de Janeiro recebe a Família Schurmann. É espetacular o trabalho que eles vêm fazendo há anos, focalizando a questão do meio ambiente, dos plásticos jogados nos mares. A população carioca precisa se conscientizar sobre a importância desse tema, cuidando de nossos rios, praias e lagoas – afirmou a presidente da Riotur, Daniela Maia, no evento de recepção à Família Schurmann, na Marina da Glória.

Com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o lixo nos mares, especialmente os plásticos, a Família Schurmann zarpou de Balneário Camboriú (SC), no dia 29 de agosto, a bordo do veleiro Kat. A expedição Voz dos Oceanos busca soluções inovadoras para combater a poluição e melhorar a qualidade das águas. Durante a passagem pelo Rio, eles vão visitar, nesta sexta-feira (08/10), a Escola Municipal Gabriela Mistral, na Urca.

– Nós os receberemos numa escola da rede municipal para mostrar o trabalho que nossas crianças vêm fazendo sobre a família e seu trabalho ao redor do mundo. As crianças estão entusiasmadas para conhecer e entender o impacto da expedição Voz dos Oceanos. Vamos apresentar os passos de sustentabilidade e meio ambiente que queremos deixar de legado para a nossa rede, motivados pela vinda da Família Schurmann ao Rio – disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

A expedição tem como foco ainda levar conhecimento às comunidades locais sobre a transformação de hábitos de consumo e a preservação do meio ambiente.

– É um prazer estar aqui recebendo a Família Schurmann, que muito orgulha o Rio e o Brasil. Eles lutam há muitos anos por essa causa, defendendo o meio ambiente, mostrando a importância dos oceanos para as nossas vidas e para o futuro da sociedade – afirmou Eduardo Cavaliere, secretário do Meio Ambiente.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, e a vereadora Tânia Bastos condecoraram, respectivamente, o comandante Vilfredo, com a medalha Pedro Ernesto, e sua esposa Heloisa, com a medalha Chiquinha Gonzaga.

– Estou muito emocionado, quero agradecer esta homenagem feita por vocês. A expedição Voz dos Oceanos é um trabalho de conscientização das pessoas do Brasil e do exterior para cuidar dos mares, que estão implorando para que não joguem plástico neles. Obrigado pela atenção, o Rio está nos recebendo de braços abertos – declarou Vilfredo Schurmann.

O evento contou também com a presença do secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro.