A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deram início nesta quinta-feira, dia 7, à primeira turma para habilitar guardas municipais a pilotar drones. O curso será ministrado pela Academia de Ensino da GM-Rio no período de 08 a 29 de novembro, contando com aulas práticas e teóricas. A cada dia, a tecnologia está mais presente na rotina operacional das duas instituições, com o uso de câmeras de monitoramento e smartphones, entre outros recursos, proporcionando a ampliação do alcance do trabalho desenvolvido em prol da segurança pública e do ordenamento urbano da cidade.

– O uso de drones é um importante passo no aperfeiçoamento das atividades da Secretaria de Ordem Pública, que conta com a tecnologia e o uso de inteligência em suas operações. Essa qualificação do profissional é fundamental para uma melhor prestação do serviço de segurança pública municipal – destaca o secretário Brenno Carnevale.

A aula inaugural contou com a presença do comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares, que fez a abertura do curso, e com palestra do coronel aviador reformado Jorge Humberto Vargas Rainho, que integrou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão responsável por liberar as operações com aeronaves remotamente pilotadas (ARP), e atualmente é o fundador e CEO da empresa T4 Drones Professional View.

– Essa é uma novidade dentro da nossa instituição, que vai abrilhantar ainda mais o serviço prestado pela Guarda Municipal e vai fazer frente às necessidades do dia-a-dia, principalmente na área da Inteligência. O drone facilita o acesso e a visualização de áreas sem oferecer riscos aos agentes – disse o comandante Ricardo durante a aula inaugural.

A primeira turma do curso da GM-Rio conta com 32 integrantes, sendo a maioria guardas municipais da Gerência de Controle Operacional, e também cinco militares da Marinha do Brasil. As aulas teóricas acontecerão em formato remoto, por meio da plataforma de ensino à distância da GM-Rio. Serão ministradas matérias relacionadas à legislação aplicada a atividade, conceito e características dos drones e instruções para cadastro no DECEA. Já as aulas práticas serão ministradas no Centro de Operações Rio (COR), com utilização de um simulador de pilotagem, e no Parque Radical de Deodoro, com treinamentos de técnicas de pilotagem aplicada. Ao término do curso, os alunos estarão habilitados como pilotos de drones.

Atualmente, a Coordenadoria de Monitoramento da Cidade da Seop utiliza drones em sua rotina operacional nas atividades relativas à vigilância de bens materiais, bem como apoio aos demais órgãos da Prefeitura do Rio. Os equipamentos já estão sendo utilizados, por exemplo, na fase de planejamento em operações de fiscalização de construções irregulares, deixando as operações mais assertivas.