A Prefeitura do Rio amplia o campo de atuação do Plano Urbano Reviver Centro levando ao tradicional Largo da Carioca serviços reforçados de manutenção e ordenamento urbano. As ações de gestão do espaço público começaram na semana passada e seguem nas próximas semanas. Funcionários de 11 secretarias e órgãos municipais trabalham no local, escolhida a 3ª área de excelência do plano urbano, fazendo a recuperação do calçamento, iluminação, limpeza, manutenção de monumentos, paisagismo, segurança e assistência social.

Toda área do Largo da Carioca passou por uma limpeza geral por funcionários da Comlurb, que fizeram a varrição, limpeza de ralos, capina, roçada, pintura de postes, lavagem hidráulica com água de reuso, remoções de cartazes, colagens e pichações, limpeza de placas e podas de árvores. A Companhia trabalhou com 30 garis, que contaram com apoio de duas pipas d’água, quatro roçadeiras e uma van motobomba.

Na parte de iluminação da região, a Rioluz deu suporte à operação do Reviver Centro com 15 homens e 3 caminhões, usados em ações de limpeza e pintura de postes. Postes ausentes também foram reinstalados e as redes subterrâneas revisadas. Além desses serviços, 167 luminárias foram substituídas por novas em LED e outras 63 luminárias de LED já existentes receberam manutenção.

A Secretaria de Ordem Pública realizou uma ação de ordenamento urbano no Largo da Carioca, que contou com equipes da Guarda Municipal e das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF). Ao todo, dez ambulantes foram fiscalizados e dois deles foram notificados após irregularidades constatadas pelos fiscais. Uma tenda instalada sem autorização foi notificada e removida pelos responsáveis. Após a ação de ordenamento, a área ganhou um reforço no patrulhamento da Guarda Municipal com efetivo de 20 homens atuando no período diurno e noturno.

 

Calçamento recuperado

A recuperação do calçamento de pedras portuguesas da região foi iniciada e deverá durar duas semanas. Funcionários da Secretaria de Conservação, entre calceteiros e serventes foram destacados para a tarefa. Após a conclusão desse serviço, serão executados o realinhamento de meios-fios, o nivelamento e a limpeza de caixas de ralo e a colocação de frades.

Após o projeto de requalificação dos 32 vasos da Avenida Presidente Vargas, a Fundação Parques e Jardins irá se dedicar à revitalização do Largo da Carioca. No local, serão realizadas ações de jardinagem, poda baixa, plantio de mudas de forração e plantio de árvores urbanas. O quantitativo de mudas será definido em uma vistoria no local, após a conclusão dos serviços de conservação e de calcetaria.

A Secretaria de Assistência Social faz ações no Centro diariamente, nos turnos da manhã, da tarde e da noite, nos locais onde há maior concentração de moradores em situação de rua. De 1º a 6 de outubro, foram realizados 1.631 atendimentos, 433 encaminhamentos e 159 acolhimentos, incluindo também a área do Largo da Carioca.

Das ações também participaram 10 funcionários da Subprefeitura do Centro, além da Gerência Executiva Local. Concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, o Reviver Centro tem por objetivo recuperar a vitalidade do Centro do Rio, impactado pelas dificuldades trazidas pela pandemia do Coronavírus e pela crise econômica. Além de uma melhor gestão do espaço e equipamentos públicos, o plano urbano consiste num conjunto de projetos de lei para incentivar, entre outras medidas, a produção habitacional no Centro da cidade, atraindo novos e mais moradores para a região. O plano urbano tem uma plataforma digital participativa onde os interessados podem acompanhar a dinâmica da revitalização do Centro. Basta visitar reviver.rio e acessar o painel de monitoramento 3D do Reviver.

O objetivo das ações de gestão do espaço público é que elas sejam permanentes e se ampliem, tomando toda a 2ª Região Administrativa. O Largo da Carioca é a 3ª área de excelência escolhida. O pontapé inicial do plano urbano aconteceu em abril, na Cinelândia, que recebeu melhorias numa força tarefa. Semanas mais tarde, foi a vez do trecho da Avenida Rio Branco até a Rua Nilo Peçanha, a Rua da Ajuda, a saída do metrô da Carioca e a Praça Mahatma Gandhi.