A Fundação João Goulart lança plataforma online para compartilhamento de conhecimento sobre a gestão pública carioca. O RepertóRio é um site, elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Projetos e Transversalidades, em parceria com a IPLAN-Rio, que vai disponibilizar para todos (servidores, gestores, pesquisadores e cidadãos em geral) uma série de trabalhos que buscam aprimorar e/ou pesquisar a gestão pública carioca. 

Já no lançamento, cerca de 200 trabalhos do Banco de Projetos da FJG serão disponibilizados para consulta. São projetos organizacionais de diversas áreas da gestão pública desenvolvidos através dos  Grupos Transversais de Trabalho dos Líderes Cariocas e trabalhos de conclusão de cursos organizados pela Fundação. São 16 grandes temas, como Educação, Gestão de Pessoas, Orçamento e Finanças, entre outros. 

A plataforma é colaborativa e aberta para que qualquer cidadão possa compartilhar seu trabalho sobre gestão pública, como os desenvolvidos no meio acadêmico, a exemplo de monografias, dissertações, teses, artigos e produções técnicas. Também são encorajados o compartilhamento de projetos desenvolvidos por servidores municipais nas diversas áreas temáticas da gestão pública.

Iniciativas como esta permitem maior aproximação da sociedade com a administração pública, pois além de saberem o que já foi aplicado como política pública, podem contribuir através de seus próprios projetos. Cria-se também a possibilidade de aproximar a Prefeitura do Rio com o ambiente acadêmico, incentivar a gestão do conhecimento e passar por assuntos totalmente diferentes, mas que se comunicam através da transversalidade.

São gestores, Líderes Cariocas, servidores e demais públicos, inclusive pesquisadores e organizações do terceiro setor pensando e gerando novas formas de pensar e produzir técnica e cientificamente. Com a transversalidade e a multidisciplinaridade podemos otimizar recursos, fomentar a inovação e modernizar a Administração Pública Municipal.

site do RepertóRio já está disponível para acesso. Esta ferramenta é mais uma forma da Fundação João Goulart apostar em quem também tem a gestão pública como causa. Quanto mais promovermos a participação social de atores diversos em um cenário de colaboração e inovação, mais oportunidades de desenvolvimento para a cidade iremos construir.