O prefeito Eduardo Paes, o secretário especial de Cidadania, Renato Moura, e o diretor executivo do Procon Carioca (Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), Igor Costa, participaram, nesta terça-feira (19/10), da cerimônia de celebração dos dez anos do órgão, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a universidades Simonsen, em Padre Miguel, na Zona Oeste, e Cândido Mendes, em Ipanema, na Zona Sul, para ampliar a capacidade de atendimento à população.

A parceria permitirá que técnicos do Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania, capacitem alunos do curso de direito das instituições. Dessa maneira, eles poderão atender a população nos núcleos de práticas jurídicas dos campus universitários.

– É um orgulho e uma alegria estar de novo como prefeito comemorando os 10 anos de uma instituição que, tenho certeza, daqui a alguns anos será centenária. Porque essas relações com o consumidor são cada vez mais consolidadas e representam o exercício pleno da cidadania. Que esse trabalho do Procon Carioca possa servir de exemplo para todo o Brasil, mostrando que é possível ter essa relação com o consumidor de forma salutar – afirmou Paes, que em seu primeiro mandato como prefeito criou o Procon Carioca.

O secretário especial de Cidadania, Renato Moura, ressaltou a importância de os consumidores terem cada vez mais acesso aos serviços do Procon Carioca. Uma forma de garantirem a defesa de seus direitos e evitar que conflitos virem ações judiciais.

– A população carioca tem um serviço de atendimento 24 horas, sete dias por semana e 365 dias no ano. Nesses 10 anos de Procon Carioca, mais de um milhão de atendimentos foram realizados. Nossos servidores estão sempre disponíveis através das plataformas digitais, atendimentos itinerantes e mutirões – disse o secretário.

Durante o evento, o diretor executivo do Procon Carioca falou sobre a relevância da assinatura do termo de cooperação para a ampliação da capacidade de atendimento. E destacou a necessidade de o serviço do órgão estar cada vez mais acessível aos cariocas.

– Estamos criando postos avançados numa parceria com instituições de ensino superior e vamos ter dentro dessas universidades pontos fixos do Procon Carioca para conseguir atender, efetivamente, a todos os cariocas.  É importante registrar que prestamos um serviço para mais de seis milhões de potenciais consumidores da cidade do Rio – afirmou Igor Costa.

Mais de um milhão de atendimentos

Desde que foi criado, há 10 anos, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Procon Carioca. Neste tempo, o índice médio de questões resolvidas é de 80%. A atuação do órgão na busca por solução de conflitos junto a empresas pretende evitar processos judiciais, mais lentos e dispendiosos. Entre as principais demandas estão as relacionadas a concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, além de atrasos de entregas e propagandas enganosas.

– O Procon Carioca é um serviço importante para a população. É muito gratificante fazer parte desde o início, poder ajudar as pessoas, é um serviço que muda a vida das pessoas. O direito do consumidor é um direito do dia a dia – declarou Renata Ruback, assessora chefe do Procon Carioca, que foi homenageada na cerimônia em nome de todos os servidores do órgão.

O Procon Carioca atua por meio de plataformas digitais, atendimentos itinerantes e mutirões. Em caso de dúvidas ou reclamações, o cidadão deve entrar em contato pelo site www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca, pela plataforma digital www.consumidor.gov.br ou por um dos canais de atendimento da Central 1746.