A formação de um sistema de baixa pressão no oceano, em conjunto com instabilidades em médios níveis da atmosfera, deixará o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. A previsão é de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em pontos isolados a partir do fim da manhã deste domingo (15/05), segundo o Alerta Rio, serviço meteorológico da Prefeitura do Rio, com sede no Centro de Operações Rio.

Ainda de acordo com o Alerta Rio, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva menor que 15 mm para este período em toda a cidade. Porém, com característica de pancadas, a chuva poderá ultrapassar essa estimativa em alguns pontos.

Nesta segunda-feira (16/05), com a aproximação de uma frente fria, a previsão é de chuva fraca a moderada, em pontos isolados, a qualquer hora do dia. Os ventos estarão moderados, com ocasionais rajadas fortes (entre 52 km/h e 76 km/h). Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva menor que 10 mm para este dia em toda a cidade.

– A propagação destas áreas de instabilidades será rápida. Assim, a chuva no domingo será em forma de pancadas moderadas a fortes, mas de curta duração. Os ventos estarão moderados, de forma mais constante ao longo do dia – destaca a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff.

O Alerta Rio é o sistema de alerta de chuvas intensas da cidade do Rio. Direto do COR, meteorologistas monitoram as condições do tempo na cidade durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

O COR orienta que o cidadão acompanhe as atualizações da previsão, em tempo real, pelo Twitter (twitter.com/OperacoesRio) ou pelo aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente nas versões Android (bit.ly/appcor_android) e iOS (bit.ly/appcor_ios).

RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE ALAGAMENTOS:

– Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos;

– Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;

– Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças.

– Não fique próximo à beira de córregos e rios;

– Nunca force a passagem de carros em vias alagadas.

RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE VENTOS FORTES

O COR reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ diante da ocorrência de rajadas de ventos fortes:

EM CASA:

– Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.

– Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;

– Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;

– Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;

– Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;

– Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

NA RUA:

– Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;

– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;

– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;

– Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

AVISO DE RESSACA

Segue em vigor aviso de ressaca da Marinha do Brasil. Ondas de até 2,5 metros podem atingir a orla até 21h de domingo (15/05).

CONFIRA ABAIXO AS RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA:

• Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;

• Evitar a prática de esportes no mar;

• Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;

• Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;

• Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;

• Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;

• Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.