A Comlurb preparou um planejamento operacional integrado especial para a Meia Maratona do Rio, no próximo sábado (18/6), e a Maratona do Rio (19/6), no domingo. Em cada um desses dias, 255 garis serão distribuídos em equipes, trabalhando antes, durante e depois dos eventos. Durante as corridas, os garis estarão ao longo de todo o percurso, incluindo os pontos de hidratação, fazendo os serviços de varrição mecanizada e manual, e remoção e coleta dos resíduos descartados por corredores e espectadores, a maior parte copinhos plásticos de água.

Entre os equipamentos utilizados nos dois dias, estão 20 sopradores, para auxiliar o gari durante o serviço de varrição; duas varredeiras; duas pipas d ‘água para lavagem das vias com água de reuso, hipoclorito e detergente, na noite anterior e logo após os eventos; e cinco caminhões para remoção dos resíduos. Ao longo de todo o trajeto, serão disponibilizadas 20 caixas metálicas de 1.200 litros e 300 contêineres de 240 litros para facilitar o descarte correto dos resíduos. A Meia Maratona terá largada na Praia do Leblon e chegada no Aterro do Flamengo. Já a Maratona terá início e término no mesmo ponto, na Av. Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo.

A Comlurb trabalhou ainda na pré-limpeza para as duas provas, desde a quarta-feira (15/6), preparando o circuito que será utilizado pelos corredores, com os seguintes serviços: varrição mecanizada e manual, capina, remoção de resíduos, roçada da capa vegetal, manutenção de canteiros e jardins, limpeza das caixas de ralo, remoção de pichações e de propaganda irregular, limpeza de placas de sinalização, manutenção e instalação de papeleiras, reparos em peças de mobiliário urbano, limpeza de resíduos flutuantes na região do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, com catamarã.