Eles são alunos da ONG Agência do Bem e integram um projeto da Fundação OSB

 

No dia 10 de agosto, 40 estudantes da ONG Agência do Bem, que também fazem parte do projeto social Conexões Musicais (da Fundação OSB), terão a oportunidade de se apresentar ao lado de músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) no Boulevard do Theatro Municipal. A apresentação será gratuita e começa às 19h.

Os jovens são integrantes da Orquestra Nova Sinfonia, que reúne moradores de baixa renda de comunidades como Rio das Pedras, Cidade de Deus e outras da região de Jacarepaguá e Barra. Eles participam de ações educativas da OSB desde 2020, o objetivo é aproximar o público jovem da música de concerto e levar o aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

“Vamos fazer um concerto de trilhas sonoras do cinema, que fazem parte do dia a dia dessas crianças e desses jovens, com músicas de “Harry Potter”, “Os Vingadores”, “Piratas do Caribe”. Será muito especial. Alguns músicos da OSB vão tocar com a Nova Sinfonia, de maneira que será uma orquestra integrada. Eles estão estudando há muito tempo o repertório, e estar no palco vai ser muito importante” diz o diretor-executivo e porta-voz da OSB, Gregório Tavares.

A preparação para a apresentação começou em junho, com ensaios na Cidade das Artes.

“Nosso contato começou virtualmente, em 2020, por causa da pandemia, e este ano tivemos oportunidade de trabalhar com os alunos de modo presencial. Foi possível perceber os avanços deles e aperfeiçoar as técnicas compartilhadas. Pudemos aprofundar essa troca” explica o Gregório.

O diretor ainda ressalta que a música de concerto tem um papel importante na formação dos jovens e que a OSB espera, além de contribuir para o desenvolvimento técnico, oferecer uma perspectiva profissional.

“Muitos músicos estão empregados na própria OSB. E uma orquestra é fazer música em conjunto, conviver com diferenças. A música de concerto traz um entendimento e uma discussão sobre o coletivo. Queremos levar algo de positivo para a trajetória desses alunos”, afirma.

Moradora de Jacarepaguá, Ana Caroline de Vasconcelos, de 21 anos, ingressou na Agência do Bem no segundo semestre de 2016 e vai se apresentar ao lado dos músicos da OSB. Ela, que toca viola, conta que participar do projeto é uma realização pessoal.

“Fiquei muito feliz ao saber que iria me apresentar com eles. Um dos meus objetivos é tocar em uma orquestra profissional. Espero que o concerto seja incrível e que todos possam se divertir juntos”, disse a jovem.