A apresentação aconteceu no Centro de Operações e Resiliência

 

 

 

Nesta quarta-feira, 3, o esquema operacional, que integra 26 órgãos do município, para a realização do Rock in Rio foi apresentado pela Prefeitura do Rio. As ações direcionadas ao festival contemplam serviços como planejamento de transportes, limpeza urbana e interdição de vias, com a atuação de mais de dois mil agentes do município, 54 veículos, 23 caminhões e 22 maquinários, entre outros.

Através do Centro de Operações e Resiliência (COR), que coordena a atuação dos órgãos municipais, serão instaladas ainda 129 câmeras em pontos estratégicos para a mobilidade urbana no entorno da Cidade do Rock, que fica no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. em pontos estratégicos para a mobilidade urbana.

Nesta edição o planejamento da operação de ônibus para transporte do público até o local tem um diferencial. Sob a responsabilidade dos organizadores do Rock in Rio e com o objetivo de minimizar o impacto para a população, foi criado o serviço de fretamento de ônibus (Serviço Especial Rock Express), que utilizará a calha do BRT.

Nos pontos de bloqueio, apenas moradores credenciados poderão passar. Diversas interdições no transito estão programadas no perímetro do Parque Olímpico, em todos os dias do evento. Um exemplo é a interdição da Avenida Abelardo Bueno, no trecho entre a Estrada Arroio Pavuna e Avenida Salvador Allende, entre Às 14h e 6h.

Foto: Prefeitura do Rio

Confira as informações sobre interdições, rotas alternativas e transporte público disponibilizadas pela Prefeitura do Rio

As equipes da CET-Rio vão monitorar toda a área do evento com câmeras, direto do COR, o que permitirá ajustes na programação dos semáforos. Além disso, 17 reboques serão posicionados em pontos estratégicos para desobstrução rápida em caso de acidentes.

Nos pontos de bloqueios, apenas moradores credenciados previamente por meio das Subprefeituras da Barra e de Jacarepaguá, veículos oficiais e o BRT terão permissão para passar. Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada, os moradores devem evitar circular de carro, sempre que possível. Nos dias de evento estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, em diversas vias da região. Como não haverá área de estacionamento, a prefeitura recomenda que o público utilize o transporte público.

“Recomendamos que moradores e quem mais for se deslocar pela região que priorizem o horário da manhã, em que não haverá bloqueios no trânsito. Como grande novidade este ano, vamos fazer o controle das áreas bloqueadas através de cancelas. Os moradores e veículos credenciados receberão tags, que abrirão automaticamente as cancelas, o que vai agilizar bastante os deslocamentos e reduzir a possibilidade de fraudes”, destacou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Em cada dia do evento, a CET-Rio vai atuar com 210 agentes nas ações de trânsito, entre operadores e equipes de apoio, além de 27 veículos operacionais e 35 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Também haverá 23 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos, faixas e banners instalados pela região na orientação sobre horários dos fechamentos e rotas.

Foto: Prefeitura do Rio

Transporte do público terá serviço especial

A Secretaria Municipal de Transportes e a Mobi-Rio planejaram a operação de ônibus para os dias de Rock in Rio, com mínimo impacto para a população que utiliza o transporte público municipal. Ônibus foram alugados pela organização do evento para transportar o público para o local do show, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

A operação dos ônibus do Serviço Especial Rock Express, a venda de ingressos, as adaptações dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada e Centro Olímpico, e os serviços de apoio serão executados pela organização do Rock in Rio.

A prefeitura autorizou que os organizadores do Rock in Rio façam o serviço de fretamento de ônibus (Serviço Especial Rock Express) e utilizem a calha do BRT.

“Temos um esquema diferente de transportes para este ano. A principal forma de chegar ao festival será usando o serviço especial do Rock Express, sob a responsabilidade e organizado pelo Rock in Rio, que vai levar as pessoas do Jardim Oceânico e Terminal Alvorada até o Parque Olímpico.  É importante que a pessoa compre antecipadamente as passagens de ida e volta, para que possa sair com rapidez do evento. O serviço do BRT que serve à população em geral vai funcionar normalmente”, afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Como vai funcionar o BRT

Nos sete dias do Rock in Rio, três serviços do BRT e seis terminais e estações vão funcionar 24 horas, com 17 estações funcionando apenas para desembarque de 0h às 4h. Para acessar o serviço, o usuário deve utilizar o Riocard, como faz habitualmente.

Serviços que funcionarão 24h:

– 11: Alvorada x Santa Cruz

– 51: Recreio x Vila Militar

– 41: Recreio x Madureira

 

Terminais e estações que funcionarão 24h:

– Estação Riocentro

– Estação Minha Praia

– Terminal Alvorada

– Terminal Recreio

– Estação Salvador Allende

– Terminal Jardim Oceânico

 

 Estações que funcionarão para desembarque de 0h às 4h:

– Estação Novo Leblon

– Estação Pedra de Itaúna

– Estação Gláucio Gil

– Estação Recreio Shopping

– Estação Ilha de Guaratiba

– Estação Mato Alto

– Estação Magarça

– Estação Pingo D’Água

– Estação Santa Cruz

– Estação Santa Efigênia

– Estação Taquara

– Estação Tanque

– Estação Praça Seca

-Terminal Paulo da Portela

– Estação Marechal Fontenelle

– Estação Magalhães Bastos

– Estação Vila Militar

 

Fechamento das estações de BRT do entorno:

– Rio 2: 22h às 6h (normal do dia a dia)

– Parque Olímpico: 14h às 6h

– Morro do Outeiro: fechada 24 horas durante os dias de evento

 

Foto: Prefeitura do Rio

Calçadas do entorno do Parque Olímpico foram vistoriadas

A Secretaria Municipal de Conservação vistoriou as vias e calçadas de acesso do entorno do Parque Olímpico e refez dois quilômetros de calçadas e meios-fios de responsabilidade do poder público. Os proprietários de imóveis no entorno foram notificados para que refaçam calçadas, alinhem rampas e tapem buracos no prazo de 10 dias. Caso não cumpram, a melhoria será feita pela secretaria e os proprietários serão multados.

Também foram refeitas as acessibilidades das calçadas do trajeto, arremates dos trechos que estavam danificados da ciclovia, além da colocação de gradil de proteção nos dois quilômetros em frente ao Parque Olímpico. Em conjunto com a Comlurb, está sendo feita a limpeza das caixas de ralo da Avenida Abelardo Bueno. Entre as intervenções, também há a readequação de uma agulha na estação BRT do Jardim Oceânico para facilitar o estacionamento e acesso dos ônibus.

“Já fizemos alguns serviços na área do Parque Olímpico, como a reforma de calçadas no entorno, limpeza de ralos e a substituição de grelhas e tampões, em sua maioria por concreto para evitar o furto. Após cada dia de evento, uma equipe especial vai sair pela manhã para fazer uma vistoria e verificar se algo mais precisa ser feito”, disse a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Por causa do Rock in Rio, estão suspensas todas as licenças de obras de concessionárias em logradouros públicos no entorno do Parque Olímpico, de 22/08 a 13/09. A decisão vale tanto para licenças já concedidas quanto para a emissão de novas.

A medida contempla os seguintes logradouros: avenidas Embaixador Abelardo Bueno, Salvador Allende, das Américas, Imperatriz Leopoldina, Olof Palm, Vice-Presidente José Alencar, Jaime Poggi e Alfredo Balthazar da Silveira; estradas dos Bandeirantes e Coronel Pedro Corrêa; e ruas Aroazes, Abrahão Jabour, Francisco de Paula, Franz Weissman, Jorge Faraj, Leonardo Vilas Boas e Pedro Calmon.

Fiscalização de trânsito e patrulhamento terão 962 agentes por dia

A Secretaria de Ordem Pública vai atuar no Rock in Rio com 962 agentes por dia no monitoramento e controle do trânsito, com reboques, fiscalização, ordenamento de ambulantes, patrulhamento nas vias de acesso e estações do BRT, além de vistorias prévias e ações em caso de necessidade emergencial. Somente da Guarda Municipal (GM-Rio) vai utilizar 621 agentes por dia nos serviços de interdição e fiscalização de trânsito, além de patrulhamento e ordenamento urbano. Outros 158 agentes diários do BRT Seguro irão patrulhar as estações.

“A secretaria de Ordem Pública terá nove órgãos em atuação direta no evento, o maior deles será a Guarda Municipal, com 621 agentes por dia. Além disso, a Defesa Civil já trabalha em parceria com os organizadores e realiza visitas preventivas. E a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização já começou a dar as autorizações para os estabelecimentos comerciais que desempenharão algum tipo de atividade econômica e também para as ações de publicidade que serão ativadas no festival”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Participam das ações agentes da Guarda Municipal (GM-Rio), Defesa Civil, Subsecretaria de Operações (SUBOP), Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CTEC), Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFER) e BRT Seguro.

Comlurb vai colocar 200 contêineres no entorno da Cidade do Rock e fiscalizará com o Lixo Zero

A Comlurb preparou um esquema especial com 181 garis por dia na limpeza externa da área do festival, divididos em três turnos, por 24 horas, incluindo toda a extensão da Avenida Abelardo Bueno e vias do entorno, como as avenidas Salvador Allende, Ayrton Senna, Américas, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins, entre outras.

O serviço diário contará com caminhões compactadores, varredeiras e vans com motobomba para lavagem das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito, entre outros equipamentos. E, desde o dia 19 de julho, equipe de combate a vetores do Centro de Pesquisa da Comlurb faz operação quinzenal de combate aos roedores na preparação do local.

A companhia também vai distribuir 200 contêineres de 240 litros no percurso entre os terminais rodoviários e o local do evento. Para fiscalizar o descarte irregular de resíduos e pessoas que estejam urinando em vias públicas, o Programa Lixo Zero vai atuar no entorno do Parque Olímpico, inclusive na extensão da Avenida Salvador Allende.

“Teremos quase 200 garis no lado de fora e faremos a distribuição de 240 contêineres no entorno do Parque Olímpico. Temos ainda o contrato de limpeza com o Rock in Rio, para trabalhar no interior do evento. Ao todo, serão quase mil homens trabalhando na operação do festival. Um ponto importante é que todo material reciclado recolhido vai ser direcionado para cooperativas de lixo e toda a parte orgânica será levada para o Ecoparque do Caju. Desta forma, faremos  o reaproveitamento de 100% do resíduo do evento”, disse o presidente da Comlurb, Flavio Lopes.

Já na área interna da Cidade do Rock, contratada pela organização, a Comlurb atuará com 761 garis por dia, em programação de limpeza especial e sustentável, também com a colocação de contêineres para o descarte correto dos materiais potencialmente recicláveis e orgânicos. Todo o material reciclável será encaminhado para cooperativas e os resíduos orgânicos irão para o EcoParque do Caju, onde serão tratados e transformados em adubo.

SMS faz ação preventiva para evitar dengue e outras doenças

A Secretaria Municipal de Saúde já tem executado ações voltadas para a prevenção no festival, que foram iniciadas em junho com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio), com a orientação aos fornecedores quanto às exigências sanitárias a serem cumpridas e noções básicas de manipulação de alimentos. Durante o Rock in Rio, o Ivisa-Rio vai fiscalizar também os estabelecimentos comerciais do entorno e inspecionar os sete postos de atendimento médico disponibilizados pelos organizadores do evento.

Já a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental tem verificado, desde julho, a presença de transmissores de doenças de importância para a saúde pública, com inspeções no Parque Olímpico em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti, por exemplo.

“A Ivisa fará a parte de fiscalização sanitária do evento. Já começamos, de maneira antecipada, a dar treinamento para as equipes e conversamos com todos os comerciantes que estarão lá para esclarecer as regras sanitárias. Também vamos fazer fiscalizações prévias e durante o festival, assim como de todo o entorno do Rock in Rio”, afirmou o secretário de Saúde, Rodrigo Prado.

Nos dias do Rock in Rio, as ações de vigilância e de resposta às emergências de saúde pública serão realizadas pela equipe CIEVS Rio, com oito técnicos, que ficarão responsáveis pela tomada das medidas emergenciais, por exemplo, em caso de identificação de casos de doenças como monkeypox e Covid-19 entre o público presente ao festival.