Pela segunda vez a Prefeitura teve que intervir no loteamento

 

 

 

Composta pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ministério Público, a força-tarefa de combate a crimes ambientais realizou uma operação para demolir construções de alto padrão dentro de um loteamento clandestino em Barra de Guaratiba. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 4.

A aérea está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Orla da Baía de Sepetiba e do Parque Estadual da Pedra Branca.

O responsável pelo condomínio ilegal, localizado na Estrada Roberto Burle Max, n°5.911, vinha ignorando diversos embargos, advertências, notificações e multas desde 2014, além de já ter sido conduzido e qualificado na 42° Delegacia Policial por cometer crimes ambientais como: como desmatamento, terraplanagem, loteamento ilegal e furto d’água do Parque Estadual da Pedra Branca.

A Prefeitura do Rio já havia realizado uma grande operação para demolição de toda infraestrutura do mesmo condomínio em 2018. Nesse caso, o portão principal e a guarita foram desmobilizados, além de terem retirado o quadro de luz e o meio-fio. Apesar da ação, o responsável continuou com a prática ilegal, explorando uma Área de Proteção Ambiental.

Devido a magnitude dos impactos ambientais realizados desde 2014 e ao descumprimento de todos os autos, segundo o coordenador de Defesa Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Maurício Pandrone, não houve outra opção senão proceder com a demolição administrativa de toda a infraestrutura da área.