A base de uma das colunas está danificada e pode gerar prejuízos a longo prazo

 

 

 

A Secretaria Municipal de Conservação vai fazer uma vistoria em uma das estruturas de sustentação da ciclovia Tim Maia, no trecho entre a Barra da Tijuca e São Conrado. A base de uma das colunas está com danificações por conta da ressaca do mar. A Prefeitura do Rio informou que após a avaliação, as providências necessárias serão tomadas.

Marcelo Farias, presidente da Associação de Moradores Salvemos São Conrado, alertou que muitas pessoas utilizam a ciclovia diariamente e que elas podem estar em risco.

De acordo com o engenheiro civil Pedro Alcântara, intervenções são recomendadas para que o problema não evolua, mas não existe risco de colapso imediato ou a curto prazo.

Em junho de 2022, a Prefeitura anunciou o fim das obras de recuperação do guarda-corpo da ciclovia Tim Maia no trecho São Conrado – Barra da Tijuca. Nesta ação, o antigo guarda-corpo foi substituído por uma nova estrutura de fibra de vidro, sem valor comercial e tem como objetivo combater o furto e a depredação, que ocorriam com frequência quando o material era de alumínio. No entanto, o trecho entre Leblon e São Conrado, na Zona Sul, continua interditado.

A construção da ciclovia Tim Maia custou cerca de R$45 milhões e a via já passou por quatro episódios de desabamentos. No primeiro deles, em 2016, duas pessoas morreram.