Os investimentos também aumentaram na Zona e Sul e na Zona Norte

 

 

No primeiro semestre de 2022, condomínios do Rio de Janeiro investiram mais de R$ 12,34 milhões em segurança, mostrou um levantamento realizado pela administradora Cipa. Entres os bairros avaliados, o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca foram os que mais investiram no segmento, com 60% dos aportes, somando R$ 8, 2 milhões.

De acordo com Bruno Queiroz, o gerente de Novos Negócios da Cipa, a liderança da Zona Oeste nestes investimentos acontece pela maior concentração de condomínios de grande porte na região, o que representa um desafio na identificação de novos moradores, prestadores de serviços e visitantes.

Os administradores dos 1.300 condomínios avaliados, ainda segundo Bruno Queiroz, revelam que a tendência desses investimentos se deve por uma maior preocupação de garantir o bem-estar e a tranquilidade dos seus moradores, além de mostrar uma necessidade de maior interesse do poder público em investir em Segurança Pública.

Além da Zona Oeste, o levantamento também verificou aumento de gastos por parte de condomínios na Zona Sul (25%) e na Zona Norte (13%).

Os bairros que lideram o ranking de maiores investimentos na Zona Sul são Leblon, Ipanema e São Conrado. Na Zona Norte, os maiores investidores são os bairros Pavuna, Tijuca, Vila Isabel e Grajaú.

De acordo com a sondagem, gastos com segurança condominial incluem “serviços de vigilância, monitoramento, instalação de câmeras, câmeras, equipamentos de segurança, controle de acesso, aluguel de circuito fechado de TV e central de portaria”.