O fórum global que reúne prefeitos voltados à política alimentar urbana chega à América do Sul pela primeira vez

 

 

 

A partir desta segunda-feira (17), o município do Rio sedia o 8° Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, por estar comprometido com políticas públicas, sistemas alimentares e justiça climática. Patrocinado pela Prefeitura, o evento reúne até o dia 19 mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de 162 cidades do mundo, como Washington, Copenhague, Paris e Chicago. Programas como Horta Carioca, Prato Feito Carioca e Hortas Escolares serão apresentados ao público.

Esta é a primeira vez do evento na América do Sul e sua sede será na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O tema do Fórum deste ano é “Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”. A reunião, que é um acordo internacional de prefeitos, vai anunciar os vencedores do Prêmio Pacto de Milão 2022 e os esforços feitos pelas cidades para alcançar as recomendações do pacto.

Segundo informações da Prefeitura do Rio, na cidade, o programa global Prato Feito Carioca, da Secretaria Municipal de Assistência Social, é a política pública que combate a fome em dois eixos: por meio do cartão refeição para trabalhadores informais que ganham até R$ 210, e das Cozinhas Comunitárias Cariocas, que serviram 300 mil refeições em três meses.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o Rio também mantém as Hortas Cariocas, por meio da Secretaria do Ambiente e Clima, que já produziram mais de 50 toneladas de alimentos neste ano, e as Hortas Escolares, da Secretaria de Educação, iniciativa que incentiva a prática da alimentação saudável, promove o melhor aproveitamento da merenda e estimula a troca de informações na área de segurança alimentar.