Esta é a primeira vez que estes rios recebem os equipamentos

 

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, acaba de instalar três ecobarreiras em rios de Jacarepaguá, na Zona Oeste. O Rio Pavuninha, em Curicica, e o Rio das Pedras, na Comunidade de Rio das Pedras, receberam pela primeira vez os equipamentos, com objetivo de conter resíduos do espelho d'água dos canais.

Duas delas estão no Rio Pavuninha: uma no trecho entre a Rua Francisco de Paula e a Avenida Embaixador Abelardo Bueno; e outra próxima à Comunidade Asa Branca. A terceira ecobarreira está no Rio das Pedras, próximo à Estrada Engenheiro Souza Filho.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, destacou a importância dos equipamentos para a região. “A instalação das ecobarreiras é um passo importante para a nossa região. Assim vamos evitar aumento da velocidade de assoreamento dos rios”, afirmou Talita. 

A limpeza dos equipamentos pode ser feita por equipes da Fundação Rio-Águas e do programa Guardiões dos Rios, da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima. As ecobarreiras retêm os resíduos flutuantes dos canais, facilitando a remoção, e ajudam a manter a limpeza do espelho d’água dos rios.