Os barraqueiros usam cadeiras e guarda-sóis para delimitar áreas na areia da praia

 

 

Desde o início da Operação Verão, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) tem intensificado as fiscalizações voltadas aos barraqueiros de praia para coibir irregularidades. Nas últimas semanas, foram aplicadas 98 multas aos barraqueiros por loteamento de faixa de areia, prática ilegal de delimitar o espaço, utilizando cadeiras e guarda-sóis, para uso dos clientes antes que os mesmos estejam presentes. Além disso, os agentes coíbem também a venda de garrafas de vidro e a atuação de ambulantes irregulares, visando sempre a ordem pública, a saúde e a segurança da população.

No dia 31 de janeiro, a Seop publicou no Diário Oficial do Município a relação nominal dos oito ambulantes que estão com processo de cassação aberto por cercamento da areia da praia durante o Réveillon, além de 13 quiosques que também tiveram processo de cassação aberto, pelo mesmo motivo. A secretaria informa que novos processos de cassação serão abertos se os barraqueiros insistirem em repetir essa prática.

“Entendemos que estamos em um momento de cidade cheia e praias lotadas, mas não podemos aceitar a privatização da área mais democrática da cidade, que é a praia. Seguiremos atuando para trazer ordenamento e sempre prezando pelo bem comum da população”, destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Só neste fim de semana, foram aplicadas 37 autuações, sendo 21 por privatização da areia nos bairros do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. A secretaria vai continuar fiscalizando para combater essa irregularidade, pois a praia é um local gratuito para ser usado por toda a população.