Ação foi concentrada na saída do Túnel da Grota Funda, no sentido Sul. Fiscalização por tempo indeterminado busca coibir a invasão da calha do BRT por outros veículos

 

 

 

Durante a operação realizada na última terça-feira (21), que tinha o objetivo de coibir a invasão da calha do sistema BRT por outros veículos, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) aplicou 130 multas e rebocou 9 veículos, no corredor Transoeste. 

A ação aconteceu na saída do Túnel da Grota Funda, no sentido Sul, que liga os bairros de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Contudo, as multas foram aplicadas em diferentes pontos do mesmo corredor. 

A fiscalização foi intensificada desde segunda-feira (20), por meio do auxílio das câmeras das estações, para evitar os acidentes consequentes de invasões da pista exclusiva dos ônibus do BRT. 

A Mobi-Rio, que administra o BRT, informou que, somente durante os três primeiros meses do ano, 35 colisões foram causadas por motoristas que fizeram conversões irregulares, invadiram ou avançaram o sinal da faixa exclusiva do meio de transporte. 

O secretário Brenno Carnavale aponta o erro dos motoristas ao dizer que os pilotos precisam aprender a respeitar as regras de trânsito e ter senso de coletividade.  Também afirma que as ações de fiscalização não tem prazo para acabar. 

Somente em março deste ano, a Seop e a Guarda Municipal, em ações para coibir a invasão das calhas do BRT, aplicaram 403 multas e rebocaram 82 veículos. Os veículos rebocados foram encaminhados para o pátio de Guaratiba (Estrada da Ilha, 1758), e o valor da multa por transitar na faixa exclusiva do BRT é de R$293,47, além de o motorista poder ganhar sete pontos na carteira.