A iniciativa baseada no conceito de polícia de proximidade passa a atuar em outros 12 locais e contempla 37 bairros 

 

 

 

A Polícia Militar lançou, na manhã de segunda-feira (27), mais 12 módulos do programa Bairro Presente em quatro cidades – Rio, Belford Roxo, São João de Meriti, e Miguel Pereira. As unidades vão mobilizar diariamente 94 policiais militares e 35 viaturas para patrulhar vias públicas e manter contato permanente com as comunidades locais. 

A partir da expansão, o Bairro Presente vai contar com 49 módulos, que atuam em áreas de 21 batalhões da região metropolitana e do interior, ao empregar diariamente 390 PMs. 

As 12 novas localidades são: Engenhão (Museu do Trem), Central do Brasil (Estação D. Pedro II), Maracanã (embaixo da passarela do metrô), Bonsucesso (Praça das Nações), Madureira (Estrada do Portela), Freguesia (Estrada de Jacarepaguá), Vila Valqueire (Praça Saiqui), Vicente de Carvalho (Praça Aquidauana), Irajá (Avenida Brás de Pina), Centro de São de Meriti (Praça da Matriz), Centro de Belford Roxo (Rua José Haddad) e o bairro de Governador Portela, no município de Miguel Pereira (sede da 2ª Cia do 10º BPM).

O programa Bairro Presente, concebido através da ideia de polícia de proximidade, consiste na instalação de módulos, nos quais as equipes de PMs especializadas mantêm contato direto com a comunidade local, incluindo associações de moradores, clubes, igrejas, comércios, entre outros.

"A expansão do programa Bairro Presente representa um avanço muito importante na estratégia de aprofundar a aproximação de nossa Corporação com as comunidades dos bairros. O contato permanente dos policiais com moradores e lideranças comunitárias tem reflexos muito positivos na prevenção e consequentemente na redução de delitos", afirmou o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Em atividade desde 14 de junho de 2021, o Bairro Presente se expandiu e já está consolidado como um programa de segurança preventivo de grande eficiência. Cada módulo recebe um coordenador, que fica responsável por manter o contato direto com as lideranças comunitárias via Whatsapp. 

Além das novas áreas contempladas, o projeto já vem atuando em outros 37 bairros e/ou localidades, e empregando diariamente 296 policiais. São eles: Abelardo Bueno, Água Santa, Alto Leblon, Av. das Américas (do terminal Alvorada até a estação do BRT Salvador Allende), Bangu, Barrinha, Cachambi, Campo Grande 1, Campo Grande 2, Cascadura/Quintino, Itaipuaçu (Maricá), Itanhangá, Jardim Guanabara, Leme, Madureira, Magalhães Bastos/Mallet, Marapendi, Marechal Hermes, Olaria, Oswaldo Cruz/Campinho, Padre Miguel, Pavuna, Penha, Península, Portuguesa, Praça da Bandeira, Ramos, Realengo, Rua Teresa (Petrópolis), Santa Teresa, São Conrado, São Cristóvão, Sulacap, Urca, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila da Penha.