O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Barra, e oferece cursos, palestras, apresentações e diferentes discussões 

 

 

Acontece no próximo final de semana o VIII Simpósio de Cabelo e Unhas, que perdura durante os dias 18, 19 e 20. Na quinta-feira (18), o evento traz um curso que aborda temas como: Cirurgia do complexo ungueal; Cirurgia de couro cabeludo; Tricoscopia avançada; e Curso teórico de dermatoscopia ungueal. Os outros dois dias do Simpósio são dedicados a palestras, apresentações e debates variados. 

Na sexta-feira (19), a abertura do seminário é feita por Heitor de Sá Gonçalves (CE), presidente da SBD; assim como Antonio Macedo D’Acri, presidente das SBD-RJ; Daniel Fernandes Melo (RJ), que coordena o Departamento de Cabelos e Unhas; e Glaysson Tassara Tavares (MG). Palestrantes estrangeiros de países como Itália, Estados Unidos, México e Portugal, também estarão presentes no evento. Marcado para o próximo final de semana, as inscrições para o congresso já estão encerradas. 

As palestras abordarão temas de diversidade e esclarecimento sobre a importância da especialização e do olhar integral para o paciente. “Existe uma grande variedade diagnóstica na queda de cabelo, por exemplo, podendo ela estar relacionada à alguma situação ocorrida nos últimos meses, mas ser também a manifestação de outra doença, um primeiro sinal ou

sintoma de uma doença mais grave. Por isso é importante que o paciente que leva uma queixa, seja avaliado como um todo, não só na parte do cabelo, mas na parte clínica integral. Uma dermatoscopia pode levar ao tratamento mais adequado. Sobre unhas, por exemplo, o melanoma na região e sob as unhas está aumentando e para diferenciar uma doença inflamatória de um melanoma precisamos de um especialista, um dermatologista, com critério e preparo para tal”, explica Fabiane Mullinari Brenner, dermatologista da Direção da SBD.

Foto: Daniel Fernandes Melo, dermatologista e coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas (Divulgação)

Daniel Fernandes Melo, dermatologista que coordena o Departamento de Cabelos e Unhas, fala sobre as questões em debate no evento. “Vamos ter o que existe de mais recente em terapêutica, no campo da cosmiatria capilar, procedimentos, tricologia clínica, pediátrica e vários outros temas”, conta o coordenador. 

Violeta Tortelly, que também coordena o evento, completa: “Teremos mais de 40 especialistas do Brasil e Internacionais e no Brasil temos uma das maiores publicações sobre cabelos do mundo, então é importante esta troca. Vamos abordar muitas coisas cruciais, as doenças, as novas doenças, demandas de cabelos afro, que exige cuidados com a alopecia de tração e como ele cresce menos e tem menos densidade merece cuidados especiais, vamos falar de transplante capilar e em quais casos de alopecia pode ser feito. Trataremos de alisamentos, formol, opções liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Outro ponto são assuntos sobre unhas colocadas (gel, etc.), vamos instruir sobre o que pode ser indicado para uso seguro”, destaca a especialista.

Foto: Violeta Tortelly, coordenadora do evento (Divulgação) 

 

SERVIÇO: 

Data: 18, 19 e 20 de maio (quinta-feira, sexta-feira e sábado)

Horário: Quinta-feira (18) - de 8h às 18h; Sexta-feira (19) - de 7h55 às 18h40; Sábado (20) - das 8h às 18h25

Endereço: Windsor Oceânico – Rua Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca