É recomendado que cariocas evitem a prática de esportes ao ar livre e não fiquem embaixo de árvores ou coberturas metálicas 

 

 

No último sábado, o céu azul, temperatura acima dos 30 graus e mar tranquilo poderiam ser ótimos sinais para mais uma tarde contemplativa no Rio de Janeiro, até a frente fria marcar presença e transformar o clima ensolarado em um céu nublado. A partir da ventania, com ventos de mais de 70 quilômetros por hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), banhistas se afastaram da praia. 

Por segurança, a Prefeitura do Rio recomenda que, durante as ventanias, a população evite a prática de esportes ao ar livre, que não permaneça debaixo de árvores ou coberturas metálicas e se afaste de cabos elétricos, andaimes e escadas. 

Em alguns bairros do estado, o vento fez estragos. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), já foram registradas oito ocorrências com quedas de árvores nos bairros de Paciência, Tijuca, Andaraí, Grajaú, Bangu e Leme. 

Na orla da Barra da Tijuca, os banhistas foram surpreendidos com a velocidade dos ventos e a formação das nuvens carregadas. Logo saíam do mar e juntavam os pertences para deixar o local o mais rápido possível.