Intervenção vai dobrar o número de quiosques na área, instalar equipamentos de lazer e esporte, além de novo paisagismo

 

 

A Prefeitura do Rio deu início, nesta quarta-feira (23/8), à expansão da urbanização do Parque Linear da Avenida Isabel Domingues, na Gardênia Azul. A área de 14 mil metros quadrados irá receber 50 novos quiosques comerciais padronizados para complementar a intervenção inaugurada em abril passado, quando foram entregues outros 50 quiosques. O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Parques e Jardins, Júlio Villas Boas, visitaram o local, que ganhará ainda novo paisagismo, com plantio de grama, arbustos e cobertura vegetal. A obra inclui também a reforma do parquinho infantil, instalação de novas mesas e bancos e implantação de uma Academia da Terceira Idade.

“Sabemos que tem desemprego, dificuldade financeira, pobreza e questões sociais. Então, como se organiza a cidade e, ao mesmo tempo, se lida com esses problemas? Nosso objetivo aqui é justamente manter a atividade econômica, mas sem deixar que as pessoas façam apenas aquilo que elas querem. Se todo mundo resolver construir o seu comércio no meio da rua, imagina o que vai virar o Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. 

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Em abril passado, a região ganhou 50 quiosques comerciais padronizados e obras de infraestrutura. Foi instalado ainda mobiliário urbano, como mesas de jogos e brinquedos infantis e uma ciclovia de 700 metros. A Rioluz  instalou no local 68 luminárias LED, além de oito projetores LED na quadra poliesportiva. Foi feita também a substituição de 34 postes de aço por modelos de fibra, mais seguros e resistentes, e a colocação de 800 metros de novo cabeamento subterrâneo.

A primeira fase da obra incluiu também a limpeza e a revitalização do logradouro público, que fica numa região populosa da Gardênia Azul, onde antes havia construções de comércio irregular, além de lançamento de esgoto in natura no canal da avenida. Na ocasião, a área teve investimento de cerca de R$3 milhões. A ação para consolidar o uso sustentável do espaço compartilhado pelos comerciantes teve como destaque a instalação dos quiosques comerciais. Para facilitar a chegada e saída de comerciantes e visitantes, foi implantada uma ciclovia de 700 metros, que percorre toda a extensão da Avenida Isabel Domingues.

“Houve por parte da comunidade uma demanda por novos quiosques. Fizemos, então, um novo projeto e estamos instalando mais 50 quiosques aqui, a comunidade vai ficar muito mais bem servida. Vamos mexer também no talude do canal, com um projeto paisagístico que vai deixá-lo mais verde”, disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A subprefeita de Jacarepaguá, Marli Peçanha, compareceu ao evento e falou sobre a entrega. 

“Esta semana eu fiz uma reunião com comerciantes que já foram contemplados, é preciso deixar claro mais uma uma questão com a qual eu tenho atenção especial, eu sou contra a duplicidade, isto aqui foi feito para quem quer trabalhar, quem tinha dez, ou cinco quiosques, terá apenas um. Este é um critério que precisamos ter e cumprir com rigor”, explica a subprefeita, Marli Peçanha.