Mutirão ambiental marca o início do verão carioca de 2024, com o apoio de diversas marcas

 

 

O aguardado evento EcoNatal 2023 - Verão Limpo 2024 retorna para sua 21ª edição, consolidando-se como uma tradição anual desde 2003. Realizado em diversas localidades do Brasil, o mutirão convoca cariocas e turistas para participarem no sábado, dia 16 de dezembro, a partir das 10h, em prol da preservação ambiental.

Com o tema "Dê um presente à natureza: mantenha o meio ambiente limpo, em diferentes pontos das principais praias do estado do Rio de Janeiro", o EcoNatal recebe o apoio de empresas e voluntários para enfrentar desafios como o aquecimento global, preservação da biodiversidade e a proteção dos oceanos, alinhando-se com a Década do Oceano desde 2020.

Hildon Carrapito, produtor, radialista e membro do Clean Up The World desde 2003, destaca a importância da participação de cientistas, engenheiros, biólogos, artistas, oceanógrafos e ambientalistas na campanha. Ele convida todos a contribuírem para a diminuição do impacto ambiental, ressaltando que "a vida marinha agradece!"

O EcoNatal adota os princípios do Tripé da Sustentabilidade, integrando Planet (planeta), People (pessoas) e Profit (economia), conceito global conhecido como ESG. A iniciativa apoia as metas da ONU - UNEP - Clean Up The World 2023: Década de Preservação dos Oceanos, promovendo economias verde, azul e circular.

Coordenadoras da escolinha Belas do BodyBoard, Isabela Nogueira e Clarissa Barros, destacam a importância de preservar os oceanos, incentivando a redução do consumo excessivo e a adoção de práticas conscientes para o descarte de resíduos.

Durante o evento, sacolas plásticas recicladas e luvas serão distribuídas aos participantes para a coleta adequada do material, destinado a instituições de reciclagem.

Com mais de 250 milhões de toneladas de plástico produzidas globalmente, o EcoNatal destaca a urgência de combater a poluição marinha e os perigos do consumo de microplásticos presentes na cadeia alimentar e no ar.

Os pontos de encontro abrangem praias famosas do Rio, como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Macumba e Prainha, além de Ipanema e Copacabana. O evento, das 10h às 13h, conta com apoio de parceiros e será divulgado nas redes sociais.

A realização e concepção do EcoNatal são da Amigança Produções e Instituto Clima de Desenvolvimento Sustentável, com o apoio de diversas instituições.