Iniciativa faz parte do projeto Turistando com a Comunidade, que já realizou 193 visitas guiadas na cidade

 

Um grupo com 43 moradores da comunidade da Rua Benevente, no Pechincha, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, teve a oportunidade de visitar o BioParque do Rio, antigo Jardim Zoológico, em São Cristóvão. O programa foi organizado pelo projeto Turistando com a Comunidade, iniciativa da Prefeitura do Rio, desenvolvida pela Secretaria de Ação Comunitária (SEAC).

"O Turistando com a Comunidade promove o acesso a locais que simbolizam a arte, a cultura e a história da nossa cidade. O projeto estimula a socialização e o empoderamento por meio de novas vivências que contribuem para a qualidade de vida e o desenvolvimento de seus participantes", destacou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

(Foto: Divulgação)

Durante a visita guiada, que durou cerca de duas horas, os participantes exploraram as diversas atrações do BioParque, como a Ilha dos Primatas, a Savana Africana, a Vila dos Répteis, o Jardim de Burle Marx e a Alameda Macaco Tião. O grupo também admirou mais de 140 espécies existentes no local. O passeio foi enriquecido com conhecimentos sobre fauna, flora e conservação ambiental. O parque foi reinaugurado em 2021 e é uma concessão da Prefeitura do Rio ao Grupo Cataratas.

Uma das visitantes, Regina de Souza, de 59 anos, ficou encantada com o espaço. "Foi uma grande oportunidade poder desfrutar de um lugar tão agradável como esse. É uma iniciativa importante porque permite aos moradores de comunidades conhecerem os pontos turísticos da cidade", comentou.

Outra integrante do grupo, Stefany Domingos, de 12 anos, falou de sua alegria ao retornar ao parque. "Gostei muito de voltar aqui. Os animais selvagens são lindos e fiquei encantada com o colorido das aves", disse.

(Foto: Divulgação)

O Turistando com a Comunidade foi lançado em dezembro de 2021 e já promoveu 193 visitas guiadas a pontos turísticos do Rio, beneficiando 5.868 pessoas de 131 favelas e comunidades com baixos índices de desenvolvimento social. Os próximos roteiros previstos para esta semana são o Museu de Arte do Rio - MAR e a Roda Gigante Yup Star, ambos na zona portuária.

 

O BioParque

Localizado dentro do Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, o BioParque foi reinaugurado em 2021 pelo prefeito Eduardo Paes, em parceria com o Grupo Cataratas.

O local, que antes era o antigo Jardim Zoológico, foi remodelado e apresenta um conceito de zoo contemporâneo numa área de 60 mil metros quadrados, priorizando o bem-estar dos animais e a conservação das mais de 140 espécies presentes.

A atração funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A venda de ingressos é feita exclusivamente no site do parque.