Atualmente o calote no sistema é de 20% do carregamento diário

 

 

O processo de contratação de 80 novos operadores de estação está sendo finalizado pela Mobi-Rio. Eles poderão aplicar multas à prática ilícita de evasão de tarifa no sistema BRT. O decreto foi publicado na última quarta-feira (14) no Diário Oficial do Município e delega à Mobi-Rio e à Gerência do Programa BRT Seguro, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a função de fiscalizar e aplicar multas a quem não pagar passagem nas estações e terminais. Até o momento, o calote no sistema é de 20% do carregamento diário, ressaltando que a média de passageiros transportados é de 240 mil por dia.

“Essa é mais uma das iniciativas da Mobi-Rio no combate à evasão. Desde o início da intervenção, adotamos medidas para combater os calotes, como a reforma das estações, com chapas de aço nas portas e automação, e a parceria com o programa BRT Seguro, da Seop. Com isso, o número de pessoas que não pagam passagem caiu de 35%, 40% para 20%”, explicou a presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.

Os novos operadores vão passar por treinamento com a Gerência do Programa BRT Seguro, antes de começarem o trabalho de combate aos calotes.

“O BRT Seguro, por meio dos guardas municipais, vem fazendo esse trabalho de combate à evasão de passagens. Esse treinamento, com a qualificação dessas pessoas, vai ser ainda mais importante para essa atuação, uma vez que teremos maior capacidade de fiscalização para permitir que o sistema funcione dentro de todas as regras e de toda a legalidade”, destacou o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.