João Frederico Cavalheiro estava dirigindo de maneira perigosa

 

 

Na manhã de terça-feira (20), o economista João Frederico Cavalheiro, de 41 anos, foi perseguido por policiais da operação Ipanema Presente ao dirigir de forma perigosa na altura da Praça General Osório. Ele atropelou um PM ao tentar fugir e foi baleado pelos agentes.

Um funcionário de João, que estava no banco do carona, pulou do carro em movimento quando o economista começou a sequência de manobras arriscadas. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

Segundo a polícia, no carro foram apreendidos cocaína e remédios como viagra e para uso veterinário.

A situação assustou outros motoristas e pedestres na região e interrompeu o trânsito. João Cavalheiro teria uma passagem na 12ªDP (Copacabana) por ameaça.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos feridos é o cabo da PM Matheus L. Calaçara. Daniela Terra, delegada titular da 14ªDP (Leblon), relatou que João Frederico pediu a um dos seus funcionários que o acompanhasse até o Hotel Sheraton, em São Conrado, para pegar uma mala, porque ele havia passado três dias fora de casa. Esse foi o funcionário que saltou do carro em movimento.

A delegada ainda explicou que João teria sofrido um surto psicótico no meio do caminho. “No trajeto da Barra da Tijuca a Ipanema, o carro já estava bastante desgovernado. Ele estava bem drogado. Há fortes indícios de uso de cocaína”, disse Daniela Terra.

O economista foi preso em flagrante por desobediência, desacato, lesão corporal na direção de veículo automotor e por dirigir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada.

De acordo com Marco Antônio Soares Moraes, morador que testemunhou a perseguição da janela de seu apartamento, os policiais tentaram fazer João parar o carro dando tiros na direção dos pneus, mas isso não foi suficiente. “No momento em que furaram o pneu com um tiro ele deu uma ré, saiu feito um louco e pegou um policial que estava em pé”, disse.

Em nota a Polícia Militar informou que “policiais da Operação Ipanema Presente observaram um veículo em alta velocidade pela Rua Gomes Carneiro e tentaram abordá-lo. O condutor jogou o veículo sobre a equipe e atingiu um dos policiais, tentando continuar em fuga. Diante da investida do motorista contra a guarnição, um policial de serviço em uma cabine do 23º BPM (Leblon) atirou contra o automóvel e atingiu o condutor. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu os feridos ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. A ocorrência segue em andamento”.