Construtora é responsável pelo Península e Rio 2

 

 

A Carvalho Hosken bateu o martelo e já decidiu onde será sua nova aposta no próximo bairro planejado: o Morro do Outeiro. A construtora é conhecida pelo apelido de “dona da Barra da Tijuca” e já ergueu bairros planejados como Península e Rio 2.

A área está há décadas no “land bank” da companhia e é maior que todo o bairro do Leblon, na Zona Sul da cidade. O terreno fica na Av. Salvador Allende, na altura da Av. Embaixador Abelardo Bueno, e tem em frente, o Parque Olímpico e, ao lado o Riocentro, sendo sua área com 1,5 milhão de metros quadrados. Hoje, a área é praticamente toda verde, mas a construtora quer começar a desenvolver ali um novo bairro planejado a partir do ano que vem.

“É nossa próxima bola da vez. A área está madura para ser desenvolvida. Imagino ela se tornando o novo Rio 2, uma vez que o Rio 2 já se esgotou para novos projetos. Vai ser nosso principal projeto nos próximos cinco, dez anos”, disse o CEO da Carvalho Hosken, Carlos Felipe de Carvalho.

O executivo assumiu o atual cargo no ano anterior, logo após o seu pai, o fundador Carlos Carvalho, se transferir para a presidência do conselho aos 97 anos. De acordo com ele, o projeto para o Morro do Outeiro já está em gestão há anos dentro da empresa, mas foi remodelado recentemente para, enfim, ser concretizado dessa vez.

“Nas primeiras fases, na Av. Salvador Allende, acreditamos ser possível construir algo como R$ 1 bilhão em VGV (Valor Geral de Vendas). Vamos tocá-lo a partir do ano que vem”, contou ele.

Mais de uma década atras, quando se preparava para iniciar a construção do condomínio Ilha Pura (local que foi a Vila Olímpica nos Jogos de 2016), a Carvalho Hosken cogitou a possibilidade de erguer a Vila de Mídia no Morro do Outeiro. Porém, depois de a prefeitura transferir o espaço para a Zona Portuária, segundo noticiou-se na época, o projeto foi abortado.

“A vocação da cidade está na Barra, e essa região particularmente, juntamente com o Centro Metropolitano e o Ilha Pura, é onde há espaço para desenvolvimento. Será a “nova Américas”, já que a região da Av. das Américas já está praticamente esgotada”, explicou Carlos Felipe, que descartou a possibilidade de abrir o capital da empresa nos próximos anos.

Enquanto o desenvolvimento do projeto do Morro do Outeiro acontece, a construtora está vendendo o estoque remanescente no Ilha Pura, que foi lançado no momento mais crítico da crise pela qual o país passou e demorou a ganhar fôlego. Dos três condomínios que já foram lançados, 1,1 mil dos 1,4 mil apartamentos já foram vendidos e estão habitados.

“Estamos planejando, ainda para este ano, a abertura de mais um condomínio no Ilha Pura, com cinco torres. Estamos começando com duas torres, que já estão construídas e têm 300 unidades. Ao todo, o projeto terá umas 600 unidas, com VGV de mais de R$ 600 milhões” acrescentou o executivo.

A construtora Carvalho Hosken também está preparando o lançamento de um shopping no Ilha Pura, com lançamento previsto para o próximo ano e que terá 2 mil metros de ABL (área bruta local). Antes disso, já no mês que vem, o projeto do shopping começará com a abertura de um posto de gasolina, com uma loja de conveniência, da bandeira Total.