Policiais encontram charutos cubanos falsificados e cigarros eletrônicos proibidos pela Anvisa
Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam, nesta quinta-feira (16), charutos cubanos falsos. A tabacaria, localizada no Recreio dos Bandeirantes, também vendia cigarros eletrônicos proibidos pela Anvisa. O dono do estabelecimento foi encaminhado para uma unidade policial para prestar esclarecimentos.
De acordo com os investigadores, os cigarros eletrônicos têm venda proibida pela Anvisa. Ao chegar no local, os agentes encontraram os produtos escondidos em uma sala, pois não podiam ser expostos à venda.
Os charutos falsificados geravam um lucro de até 300% para o estabelecimento. Segundo a polícia, a maior parte dos charutos comercializados como cubanos no Brasil são falsificados. “São altamente nocivos à saúde dos consumidores, pois o organismo acaba absorvendo substâncias tóxicas desconhecidas que são misturadas ao tabaco — até fezes de animais já foram encontradas”, afirmaram, em nota.
"É importante destacar que todas as caixas de charutos cubanos devem vir com o selo da Emporium Cigars, que é a única importadora dos charutos Habanos no Brasil, o que não foi observado no produto apreendido”, acrescentaram.
De acordo com a DRCPIM, o responsável pela tabacaria responderá por crimes contra a propriedade industrial, as relações de consumo e a saúde pública. As investigações continuam para identificar se existe alguma organização criminosa especializada na fabricação e comercialização deste produto.
Todo material apreendido neste caso será encaminhado para a perícia e destruído.