Ela alegou ter sido desrespeitada durante um evento público na Zona Oeste, no dia 12 de abril

 

 

Nesta segunda-feira (24), a então Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, pediu demissão do seu cargo. A carta foi entregue ao prefeito Eduardo Paes, na noite de segunda.

Talita alegou ter sido tratada de forma ríspida pelo prefeito durante um evento público.

"Creio ter sido a decisão mais coerente com meus princípios, além de ser a resposta que a sociedade esperava de mim, já que levanto tanto a bandeira do empoderamento feminino", disse.

A polêmica foi durante a inauguração de cinquenta quiosques no Parque Gardênia Azul, no dia 12 de abril.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, o vereador Marcelo Diniz (Solidariedade) conversava com o prefeito, quando questionava o critério para escolha dos novos donos dos quiosques.

A subprefeita tomou à frente e respondeu. Foi então que Talita foi interrompida pelo prefeito, que disse: "Eu te mando embora daqui, hein".

Talita disse que se sentiu desrespeitada como servidora e como mulher:

“Eu atuei nesse caso de forma profissional. Mas fui desrespeitada como servidora e mulher. Aguardei que o prefeito voltasse da China e pedi demissão”, afirmou Talita.

A ex-subprefeita conta que tudo começou há alguns meses, quando o Ministério Público intimou a prefeitura sobre irregularidades ambientais por parte de proprietários de 178 quiosques instalados às margens de rios. Eles foram demolidos e a área foi reorganizada. Foram implantados 50 quiosques no lugar.

“O processo de seleção foi feito com a Secretaria de Ordem Pública. Definimos entre as prioridades pessoas que estavam desempregadas e não tinham qualquer fonte de renda. Entre as pessoas que estão reclamando, há gente que tinha vários pontos e alugava-os”, relatou a ex-subprefeita.

Talita avalia ainda o que fará daqui para a frente. Ela diz que, embora não descarte, por enquanto não pensa em entrar na política.

Quem entra

Em nota, a prefeitura do Rio disse apenas que "lamenta a saída da subprefeita de Jacarepaguá e informa que será publicada, no diário oficial desta terça-feira (25/04), a nomeação de Marli Peçanha como a nova subprefeita. Marli ocupava, desde o início da gestão, o cargo de secretária de Ação Comunitária". Ela também é professora, e tem orgulho da profissão pela qual é formada.

Paes e Marli trabalharam juntos no seu primeiro cargo público, quando foi subprefeito da Barra da Tijuca. Quando anunciou ela para o cargo na Secretaria de Ação Comunitária, antes do início do seu mandato, lá em 2020, o prefeito relembrou desses tempos: “Quero anunciar aqui a Marli Peçanha, a conheço há muitos anos. Trabalhou comigo quando fui subprefeito da Barra e Jacarepaguá. E assume aqui essa função de secretaria de ações comunitárias. Além das qualidades excepcionais da Marli, eu disse claramente que teríamos um governo antirracista. Faço questão que sejamos um governo muito proativo nessa questão”, declarou Eduardo.

Em 2021, o Jornal da Barra conversou com Marli, que tinha acabado de assumir a Secretaria. Na entrevista, ela falava sobre quem é Marli Peçanha, como é trabalhar com Eduardo Paes, sobre a pasta que ela acabará de ser incubida, e outros assuntos.

Polêmicas

Marli também é conhecida por sua atuação nas remoções de moradias na Vila Autódromo, local que mais tarde se tornaria o Parque Olímpico.

Em um vídeo compartilhado em 2016, às vésperas dos Jogos Olímpicos, Marli, que era responsável por demarcar as casas que seriam derrubadas, deu declarações pra lá de polêmicas sobre os protestos de moradores que se recusavam a deixar o local.

“Eu sinto o cheiro desse povo de longe. Não dou papo. Aqui é tudo farinha do mesmo saco. Eles não moram aqui e vivem disso”, disse Marli, na época.