Intitulado como “Preserve para sonhar”, o evento é uma parceria entre colaboradores da empresa de colchões e associados da plataforma de voluntários viajantes

 

 

Criado oficialmente durante a Rio-92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – o Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente em 8 de junho. A data reúne esforços da sociedade civil e de organizações de todos os setores para preservar o ecossistema marinho. E em uma iniciativa exemplar, exatamente no dia 8 de junho (sábado), das 08h às 12h, a Ortobom – maior franquia de colchões do mundo – promove a segunda edição da campanha “Preserve para sonhar” para limpar as areias da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Worldpackers, plataforma colaborativa que conecta anfitriões de todo o mundo com voluntários que trocam habilidades por acomodação, é a grande aliada na causa. Através de projetos de permacultura e sustentabilidade em sítios, fazendas e ecovilas em mais de 140 países, a Worldpackers favorece experiências baseadas no respeito e no trabalho direto com o meio ambiente.

O Gerente de Marketing da Ortobom, Bruno Miranda, destaca a importância de grandes marcas agirem para conter possíveis danos ao planeta: “Eu acho que campanhas públicas de conscientização mobilizam todas as camadas da sociedade, colocam as pessoas em contato com o problema e, principalmente, com as soluções alternativas. No ano passado, a Ortobom lançou durante a sua campanha de vendas “Oceano dos Sonhos” dois colchões completamente revestidos com tecido de reciclagem de garrafas PET, o Only e o Liberty, nosso colchão mais vendido. E como o sucesso foi grande, este ano iremos reeditar a campanha de vendas em conjunto desta incrível ação de limpeza de praia, só que muito maior, com muito mais voluntários e impacto social.”

O contato entre a empresa e a Worldpackers aconteceu em 2023, após a Ortobom tomar conhecimento das ações ambientais chamadas “Beach Clean Up” (limpeza de praia), realizadas pela comunidade de voluntários em mais de 105 praias brasileiras.

Dane Malta, promotora de eventos da Worldpackers, enfatiza o alinhamento de objetivos entre as duas organizações: “O Beach Clean Up é voltado às conexões humanas e não somente à questão dos resíduos. Nós temos muito cuidado com as parcerias que fazemos e foi muito gratificante conhecer mais a fundo as iniciativas da Ortobom não só na esfera ambiental, mas também na parte social. Para um evento desse porte acontecer, fazemos muitas reuniões e em cada novo encontro vinha mais certeza do empenho de todos em levantar essa bandeira com orgulho, ética e responsabilidade. Muitos podem pensar que é uma pequena iniciativa, mas sinto que existe muita dedicação e empenho para que seja apenas um primeiro passo”.

Foto: Divulgação

O encontro entre o movimento Beach Clean Up e a campanha Oceano dos Sonhos deságua num mar de respeito e solidariedade através do esforço coletivo de pessoas comuns que não acreditam que presente e futuro dividem espaço e tempo.

“A iniciativa reúne muitos sonhadores colocando a mão na massa para melhorar a realidade. Usamos a metodologia do Beach Clean Up sobre educação ambiental como agente de mudança, mas é através de parcerias como essa que podemos promover um ‘Oceano dos Sonhos’. Afinal, o sonho de todo ecoativista é ter ao seu lado empresas comprometidas com o meio ambiente, não só apoiando, mas fazendo acontecer, colocando o time em campo e mostrando que isso faz parte da cultura da empresa, de fato”, conclui Malta.

As vagas são limitadas. As inscrições são feitas através do site https://www.worldpackers.com/pt-BR/beach_clean_ups/barra-da-tijuca-2024-06-08. Quem está no Rio ou é da região e não faz parte da comunidade Worldpackers, basta escolher a opção “Não preciso de acomodação”, aplicar para uma vaga no evento e aguardar a resposta.

Serviço:

Mutirão de limpeza da Praia da Barra da Tijuca

Dia: 08 de junho (sábado)

Horário: das 8h às 12h

Local: Clássico Beach Club – Avenida do Pepê, 1014 - Barra da Tijuca.

A Praia do Pepê fica na orla da Barra da Tijuca, entre os postos 2 e 3.