Por: João Piedras
Na terça-feira, dia 12 de março, a praia de São Conrado foi oficialmente reconhecida como um polo gastronômico, cultural e desportivo da cidade do Rio de Janeiro. Esta distinção foi resultado dos esforços da Orla Rio e de todos os envolvidos na manutenção e revitalização dos quiosques ao longo da orla, visando tornar a Praia do Pepino um local cada vez mais vibrante, inclusivo e sustentável.
Atualmente, mais de 10 quiosques ao longo da orla de São Conrado estão sob a administração da Orla, formando um amplo corredor gastronômico que encanta tanto os cariocas quanto os turistas que frequentam a praia de São Conrado.
A inclusão da Avenida Prefeito Mendes de Moraes, que abrange as praias de São Conrado e Pepino, como polo gastronômico, cultural e desportivo da cidade, foi formalizada pela Lei N° 8.248, datada de 12 de março de 2024. Esta legislação, proposta pelos vereadores Rafael Aloisio Freitas e Marcelo Arar, foi aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
De acordo com o artigo 1° da lei, toda a extensão da Avenida Prefeito Mendes de Moraes é reconhecida como parte integrante deste polo, em conformidade com a legislação municipal vigente. Tal medida visa consolidar ainda mais o potencial gastronômico, cultural e desportivo da região, conforme estabelecido na Lei Geral dos Polos, especificamente no § 2* do artigo 3° da Lei n° 7.498, de 25 de agosto de 2022.