O Projeto de Lei Complementar tem autoria do vereador Flavio Pato e busca criar uma subdivisão no bairro da Taquara

 

Nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei Complementar nº 83/2025 chegou à Câmara Municipal do Rio de Janeiro com autoria do vereador Flavio Pato. A proposta busca a criação de um novo bairro Merck, separando a região da atual Taquara.

Para que o projeto seja levado para votação no Plenário, ainda é necessário o parecer de três comissões. E, ainda de acordo com o texto, o Poder Executivo tem o direito de complementar a delimitação, respeitando o mapa já criado. 

O projeto propõe a delimitação do novo bairro que começaria pelo conjunto habitacional na Estrada dos Bandeirantes 1099 e inclui as ruas Carlos Palut, Frei Luiz Alevato, Ruy de Andrade, Oton Leonardos, José Perigault, Aristóteles de Souza Dantas, Rui Gomes de Almeida, Dr. Quintana e Milton Martins dos Santos. 

Como motivação, o vereador e autor Flavio Pato explica que “Criar o bairro da Merck é reconhecer sua história contada ao longo do tempo”. O nome “Merck” já é consolidado pela região desde 1974, quado a Companhia Merck S.A. chegou ao local. O nome foi carregado informalmente por outras construções, como a Praça da Merck e o conjunto do Merck.