Associação se destaca na prestação de serviço a comunidade, seja com projetos de caridade ou sediando palestras e até eleições

Por: Ive Ribeiro

Com 20 anos de história a Associação Bosque Marapendi (ABM) tem 20 condomínios em seu perímetro e uma quantidade inesgotável de jardins, em um ambiente verde e arborizado que agrada não só os moradores, mas todos aqueles que passam pelo lugar. Entretanto, para contar a história dessa associação é preciso fazer uma viagem no tempo e voltar para os anos 90.

Nesta década tão importante para a história da ABM, já existiam alguns condomínios no local em que hoje é conhecido como Associação Bosque Marapendi, porém, as áreas localizadas entre os moradores eram grandes terrenos baldios, que eram usados como depósitos de restos de obras de construções.

Então, em 1994, uma assembleia geral extraordinária, que contou com a presença de líderes e políticos da época, aprovou um projeto de urbanização do Bosque Marapendi, incluindo instalações esportivas, com o objetivo de inibir construções irregulares que começavam a aparecer.

Um grupo de moradores que tinham o interesse comum de preservar e valorizar o entorno da comunidade, que crescia cada vez mais, tomou a iniciativa e desenvolveu um projeto para apresentar à subprefeitura em 1996. Com a ideia aprovada, o Bosque Marapendi ganhou o direito de cuidar dos condomínios e bosques do local. E em 1998 a associação foi criada e oficializada.

“Somos uma grande família”

Para a presidente da associação, Selma Cipriano, a principal conquista da ABM ao longo dos anos foi conseguir unir os condomínios em prol de um transporte público de qualidade que consegue dar melhor acesso para os moradores a diferentes pontos da Barra e da cidade, tudo com o intermédio da associação.

Já Ricardo Magalhães, antigo presidente da associação, acredita que o grande mérito da ABM seja transcender os limites de atuação e ser influente em toda a sociedade: “a ABM tem uma representatividade muito grande, tanto em termos políticos e com o poder público”.

Além disso, Selma exalta a prestação de serviço comunitário: “a proximidade dos condomínios com o poder público é fundamental. A associação faz campanhas de vacinação, somos também um posto de eleição do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), recebemos palestras de segurança e fazemos cursos com prestadores de serviços dos condomínios.”

A ABM também possui um trabalho social de distribuição de sextas básicas para o hospital Cardoso Fontes e para a Igreja Bartolomeu, que fica na Tijuquinha, através de doações dos moradores, fator que faz a associação mostrar o seu principal predicado, de acordo com Ricardo: “o trabalho voluntário”, que acontece tanto da associação em prol dos moradores como da sociedade como um todo.

Outro destaque da associação é a sua preocupação em manter os moradores dos condomínios do complexo ocupados com diferentes atividades, que caminham entre as esportivas e as culturais. Isso porque há uma parceria com o futebolístico norte-americano Orlando City, que desde dezembro de 2018 possui uma franquia de escolinha de futebol no local: “em um time de futebol, no mesmo time, temos várias crianças, cada uma pertencendo a um condomínio, isso facilita a interação entre moradores de diversos condomínios. Somos uma grande família”, diz Selma.

Além do futebol, há também uma parceria entre ABM e NBA, a Liga de Basquete Americana. Comandada pelo ex-jogador de Flamengo e Seleção Brasileira, Fernando Coloneze, o objetivo é abrir espaço para crianças que se interessam pelo esporte.

Há também escolinhas de tênis, natação e judô, além de um famoso coral da associação e atividades destinadas para a terceira idade.