Evento aconteceu no quartel localizado atrás da Superintendência e contou com a presença de lideranças da região, além de bombeiros de outras guarnições e policiais militares

 No dia 21 de novembro, foi realizada uma cerimônia de passagem de comando no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. O Tenente Coronel Luciano Sarmento deixa o cargo e dá lugar para seu subcomandante, o agora novo Comandante Douglas Henaut.

O ponto alto foi o discurso de Sarmento, que homenageou companheiros com quem trabalhou e relembrou sua trajetória. “Quando eu era jovem, uma vez vi estes soldados de farda laranja, então perguntei quem eram. Foi ai que descobri que se tratava do Grupamento de Busca e Salvamento, então decidi que faria parte dessa equipe”, disse.

Sarmento também ressaltou o legado deixado para seu sucessor e o sentimento de dever cumprido. “É um sentimento de saudade, porque a gente faz amigos aqui nesta casa. Mas também com o de dever cumprido. O compromisso que assumi com a tropa desde que eu cheguei, nós melhoramos muito a unidade, as questões operacionais, as questões de instrução. Acho que é muito gratificante poder entregar ao meu amigo e meu subcomandante uma instalação, um quartel adequado”.

O novo Comandante Douglas Renô celebrou as conquistas passadas e falou sobre os novos desafios. “Minha expectativa é manter o grupamento no mesmo patamar do Comandante anterior, já que fiz parte deste comando como subcomandante, e alcançamos muitas conquistas interna e externamente para a sociedade, de forma que o mais difícil é manter, porque quando a gente chega a determinado patamar, manter é a parte mais difícil”.

Uma das conquistas exaltadas foi a da inauguração da Odontoclínica Militar do GBS, que ocorreu minutos após a cerimônia de passagem de comando. O local vai atender bombeiros e seus familiares, como conta Sarmento. “É muito importante. A gente viu aqui bombeiros que nunca tinham ido ao dentista e nós já atingimos 90% e de seus familiares. Isso é bem estar, é cuidar, que é o mais importante”.

Já para o Tenente Coronel Renô, a clínica faz com que os bombeiros possam trabalhar muito mais motivados para servir a sociedade. “É uma benfeitoria que o Comandante anterior fez que para a corporação é de suma importância. Uma vez que os bombeiros que moram próximos ao quartel, ou durante seu serviço, possam usufruir de uma odontoclínica com todos os recursos, de uma forma simpes, fácil e que a própria corporação permite a nós. É um passo a mais para que a gente possa dar um passo a mais para ajudar a nossa corporação e a nossa sociedade”.

O evento aconteceu no quartel do GBS, localizado atrás da Superintendência da Barra da Tijuca, Avenida das Américas, 2001, e contou com a presença de lideranças da Barra, Recreio e Jacarepaguá, além de bombeiros de outras guarnições e policiais militares.