Barra e Recreio são os bairros com maiores vendas desde 2010

 

Um levantamento realizado pelo QuintoAndar revelou que a Barra da Tijuca foi o bairro mais procurado para compra e venda de imóveis na cidade do Rio de Janeiro durante o ano passado. Os dados, divulgados no Relatório de Compra e Venda nesta terça-feira (27), destacam ainda o Recreio dos Bandeirantes como o segundo bairro mais buscado.

A preferência pelos bairros da Zona Oeste pode refletir a demanda crescente por imóveis mais novos. Ambas as localidades testemunharam uma significativa oferta de lançamentos imobiliários nos últimos anos, com condomínios modernos e infraestrutura completa, o que tem atraído a atenção dos compradores.

Embora a Zona Oeste tenha se destacado, a procura por imóveis também se concentrou em áreas da Zona Sul. Cinco dos dez bairros mais buscados estão situados nessa região, incluindo Copacabana, Botafogo, Ipanema, Flamengo e Leblon. A Zona Norte também está representada, com Tijuca em terceiro lugar e Méier em nono.

Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar, observa que a demanda nos bairros cariocas permanece estável em comparação com o ano anterior, com poucas variações.

“A infraestrutura da Zona Sul favorece muito a região na atração dos compradores, principalmente por ativos de mobilidade e culturais. Por mais que haja poucos lançamentos, o mercado secundário segue muito forte”, ressalta.

Em relação aos preços, o relatório mostra um aumento de 0,75% no preço médio do metro quadrado dos imóveis negociados em 2023, alcançando R$ 5.152. 

 

Top 5 bairros mais procurados para compra e venda:

  1. Barra da Tijuca
  2. Recreio
  3. Tijuca
  4. Copacabana
  5. Botafogo

 

Preferência dos compradores:

Além de determinar os bairros de preferência, os compradores do Rio de Janeiro destacam cobertura e sol da manhã como características essenciais em suas buscas por imóveis. Outros filtros populares incluem vista livre e unidades novas ou reformadas.

Surpreendentemente, o ar-condicionado não figura entre os itens mais procurados na cidade, diferentemente de outras capitais. Capetti sugere que a ausência deste filtro pode indicar que os compradores presumem a existência do aparelho ou a possibilidade de sua instalação nos imóveis.

 

Top 10 filtros mais procurados:

  1. Apartamento cobertura
  2. Sol da manhã
  3. Vista livre
  4. Novos ou reformados
  5. Armários na cozinha
  6. Luminosidade natural
  7. Armários embutidos no quarto
  8. Rua silenciosa
  9. Piscina privativa
  10. Chuveiro a gás

O levantamento abrange os filtros mais utilizados na plataforma do QuintoAndar ao longo de 2023.