Campanha “Praia Urgente”, que reúne voluntários para limpar as praias do Rio de Janeiro tem dado um verdadeiro show neste verão

Em uma parceria da ONG Route Brasil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto de movimentos como “Salvemos São Conrado” e o “Responsa”, além de moradores e trabalhadores da região, o movimento já fez um mutirão nas praias de Ipanema, Macumba e São Conrado. Nesta última, os voluntários da comunidade da Rocinha recolheram mais de 5 mil itens de resíduos entre bitucas de cigarros, copos descartáveis, garrafas pet, talheres de plástico e cotonetes, entre outros.

Para se ter uma ideia de como o trabalho é necessário, foi constatado pela prefeitura do Rio os seguintes números: 1.442 Bitucas de cigarros; 117 Garrafas pet; 185 tampinhas; 135 pinos; 82 palitos de sorvete; 57 tampas de metal; 150 copos descartáveis; 106 palitos de picolé; 296 canudos; 42 talheres plásticos; 265 cotonetes e palitos de pirulito.

- A praia de São Conrado é um dos pontos críticos de poluição com lixo na orla do Rio. Mas toda mobilização que fazemos aqui para limpeza da praia é sempre um grande sucesso pela interação da comunidade da Rocinha, muito atuante na preservação do meio ambiente. Hoje, mais uma vez, podemos observar essa dedicação dos voluntários da comunidade pela causa da educação ambiental - resumiu Renzo Simoni, Coordenador Geral da Route Brasil ao site da prefeitura do Rio.

Além do trabalho duro, o movimento promove outras atividades gratuitas, como aula de yoga, oceanografia, roda de altinha e som de djs.

O calendário do “Praia Urgente” segue pela Prainha (23/2), Praia da Barra no posto 1 (1/3), Praia de Copacabana (8/3), Praia de São Conrado (15/3), Grumari (22/) e Praia da Reserva (29/3).